Foto: As Hiper Mulheres / Divulgação
Notícia 9 novembro, 2016

“ETE Londres – Londres como uma Aldeia” e “As Hiper Mulheres” serão exibidos na Mostra Tela Indígena

A Mostra Tela Indígena propõe divulgar filmes feitos por indígenas ou que tratam desta temática e tem o intuito de divulgar a pluralidade das culturas indígenas. O Projeto é fruto de uma parceria entre o NIT (Núcleo de Antropologia de Sociedades Indígenas e Tradicionais), que faz parte do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da UFRGS, e a Sala Redenção – Cinema Universitário. Na programação estão filmes da atualidade sobre a questão indígena, tanto produzidos por diretores indígenas como em parceria.

A última sessão da mostra de 2016 ocorre na próxima quarta-feira (16 de novembro, às 19h, na Sala Redenção), quando serão exibidos os filmes “ETE Londres – Londres como uma Aldeia” e “As Hiper Mulheres”. Após a sessão, ocorre um debate com Tukumã Kuikuro, diretor de “ETE Londres – Londres como uma Aldeia”, com Carlos Fausto, doutor em antropologia social e pesquisador de povos indígenas e com Maria Paula Prates, doutora em antropologia social e professora da UFCSPA. A entrada é franca.

Confira a sinopse dos filmes:

ETE Londres – Londres como uma Aldeia (Brasil, 2016, 30 min) – Dir. Tukumã Kuikuro
A viagem feita pelo cineasta indígena Tukumã Kuikuro a Londres afim de explorar as diferenças e similaridades entre a sua cultura e a dos hiper-brancos, termo usado pelos Kuikuro para designar os não-brasileiros.

As Hiper Mulheres (Brasil, 2011, 80 min) – Dir. Carlos Fausto, Leonardo Sette
Temendo a morte da esposa idosa, um idoso pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar pela última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que conhece todas as músicas encontra-se gravemente doente.

Serviço:

Mostra Tela Indígena – Exibição dos filmes  “ETE Londres – Londres como uma Aldeia” e “As Hiper Mulheres” e debate após os filmes
Data: 16 de novembro, 19h
Local: Sala Redenção
Entrada franca

 

Fonte: Site DDC

Share this:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)