Menu fechado

A reciclagem na lei: lixo na rua tem dono? – mesa redonda do projeto Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias, do Centro Cultural da UFRGS

Dando sequência ao projeto “Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias”, lançado na última semana, o Centro Cultural da UFRGS abre espaço para o debate sobre as legislações municipal (Lei Complementar 728, de 2014) e federal (Lei nº 8.666, de 1993), que regulamentam a coleta de resíduos sólidos urbanos recicláveis. A mesa redonda tem transmissão ao vivo nesta quinta-feira, 8 de julho, às 19h, no canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube.

“A reciclagem na lei: lixo na rua tem dono?” promove o diálogo entre Annelise Steigleder, promotora de justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul; Jorge Fagundes, da Cooperativa de Catadoras e Catadores das Ilhas; e Paulo Guarnieri, da Associação de Reciclagem Ecológica da Vila dos Papeleiros. A mediação será feita por Cristiano Sant’Anna, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

Antecedendo o debate, será exibida a videoarte “Caçamba”, de Eduardo Srur, artista brasileiro cujo trabalho utiliza o espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano das grandes cidades. A obra é fruto de intervenção realizada no Ceagesp, maior central de distribuição de alimentos da América Latina.

Mais informações sobre o projeto “Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias” estão disponíveis no site difusaocultural.ufrgs.br/lixonaoelixo.

SOBRE OS CONVIDADOS

Annelise Steigleder, promotora de justiça na Promotoria do Meio Ambiente de Porto Alegre, mestre em Direito pela UFPR e doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS.

Jorge Fagundes, vice-presidente da Cooperativa de Catadoras e Catadores das Ilhas. Natural de Curitiba, começou a trabalhar aos nove anos, e já fez de tudo nessa vida. Ajudou o pai como camelô, foi funcionário de uma fábrica de botões, teve uma criação de porcos e, desde que iniciou na reciclagem, utilizou carrinhos de tração humana, carroça, Kombi e hoje tem um caminhão que coleta em dez condomínios.

Paulo Guarnieri, assessor da Associação de Reciclagem Ecológica da Vila dos Papeleiros, conselheiro da Associação Caminho das Águas e integrante do Fórum do 4º Distrito.

Cristiano Sant’Anna, doutorando em Artes Visuais pela UFRGS. Seus trabalhos envolvem arte colaborativa, fotografia e ação social. Entre 2017 e 2019, trabalhou em colaboração com Jacson Carboneiro, trocando papéis entre fotógrafo e catador, para produzir uma poética colaborativa na Virada Sustentável 2019.

LIXO NÃO É LIXO: RECICLANDO PRÁTICAS E IDEIAS

O projeto do Centro Cultural da UFRGS tem o objetivo de gerar um engajamento coletivo na revisão de nossos modos de vida, ratificando a educação ambiental como um processo multifacetado, cotidiano, plural e transversal. São mesas redondas, exibição de filmes no Tela Virtual da Sala Redenção, workshops e performances com diferentes protagonistas: terceirizados, coletores urbanos, recicladores, pesquisadores e artistas. Paralelamente, o espaço lançou edital para o 1º Concurso de Design, que convida estudantes da Universidade a apresentarem projetos para a confecção de coletores de resíduos recicláveis e não recicláveis a serem incorporados ao mobiliário do Centro Cultural e seu entorno, no campus central da UFRGS. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto, e podem ser feitas através do site difusaocultural.ufrgs.br/centrocultural.

CENTRO CULTURAL DA UFRGS

Situado em um prédio histórico do campus central – o antigo Instituto de Química Industrial – inteiramente restaurado, o Centro Cultural possui múltiplos ambientes, cada um deles identificado com nomes de árvores brasileiras, que constituem infraestrutura ideal para abrigar a cultura pulsante na universidade, sempre em relação com a comunidade. Sua gestão está sob responsabilidade do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, e as ações culturais ali desenvolvidas – exposições, workshops, recitais, espetáculos, debates – já fazem parte da vida cultural de Porto Alegre.

SERVIÇO

A reciclagem na lei: lixo na rua tem dono? – mesa redonda do projeto Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias, do Centro Cultural da UFRGS
Dia 8 de julho de 2021, quinta-feira, às 19h

Transmissão ao vivo em youtube.com/ddcufrgs

Mais informações: difusaocultural.ufrgs.br/lixonaoelixo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support