Menu fechado

Debate online reúne especialistas para discutir segurança alimentar

Quando:
26 de maio de 2021@19:00
2021-05-26T19:00:00-03:00
2021-05-26T19:15:00-03:00
Debate online reúne especialistas para discutir segurança alimentar

O projeto Esquinas – ciclo de debates discute no próximo dia 26, quarta, às 19h, questões ligadas à segurança alimentar. O tema ganha relevância num momento em que, em razão da pandemia, se vê o aprofundamento da desigualdade e desemprego em massa. O Brasil, também por causa dessa crise, volta a figurar, após mais de uma década de ausência, no Mapa da Fome Global da ONU. Mais de 5% dos brasileiros e brasileiras vivem em situação de insegurança alimentar, conforme declaração dada por Daniel Balaban, diretor do Programa de Alimentos das Nações Unidas em entrevista recente.

Diante disso surgiu a campanha UFRGS Contra a Fome, encabeçada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab/UFRGS), e que tem trabalhado no sentido de arrecadar doações de alimentos e ajudar a população em situação mais vulnerável. O Esquinas, por isso, reúne três especialistas no tema para dialogar com essa iniciativa.

Mediado pelo jornalista Felipe Ewald, o debate recebe a presidente do Fonsanpotma (Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana), Regina Barros Goulart Nogueira ou Kota Mulanji, como se define pela tradição bantu africana; Paulo Niederle, professor do Programa de Pós-Graduação da UFRGS em Desenvolvimento Rural; e a doutoranda do mesmo PPG e membro do NEAB-UFRGS (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos), Patrícia Gonçalves Pereira. A live será transmitida pelo canal do YouTube da TV UFRGS e faz parte da campanha ‘UFRGS Contra a Fome’, liderada pelo NEAB.

O evento é organizado pelo Jornal da Universidade, ILEA (Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados), Departamento de Difusão Cultural e Centro Cultural da UFRGS e conta com o apoio da UFRGS TV.

Convidados:

  • Kota Mulanji (ou Regina Barros Goulart Nogueira) – presidente do Fonsanpotma (Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povo de Matriz Africana) e doutoranda em Biomedicina pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (Argentina). Mulanji foi secretária-adjunta de Saúde em Gravataí-RS e coordenou, à frente da Fonsanpotma, o Plano Nacional de Desenvolvimento dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, além de ter atuado na construção de planos locais em São Leopoldo, Capão da Canoa, Guaíba e Rio Grande, Embu das Artes-SP e Carapicuíba-SP.
  • Paulo André Niederle – professor do PPG em Desenvolvimento Rural e atual coordenador do PPG em Sociologia da UFRGS. Niederle é doutor em Ciências Sociais e mestre em Desenvolvimento Rural. Atualmente, também é coordenador do Observatório das Agriculturas Familiares Latino-Americanas (AFLA-UFRGS-UNILA).
  • Patrícia Gonçalves Pereira – doutoranda no PPG em Desenvolvimento Rural da UFRGS, é membro do LUTA (Laboratório Urgente de Teorias Armadas) do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab/UFRGS). Ativista na Frente Quilombola, compõe o Conselho Diretor do Núcleo Amigos da Terra Brasil.

Esquinas – ciclo de debates: Segurança Alimentar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support