
Nesta quarta-feira (9), às 16h, o #FalaIGEO apresenta a live “Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos”. O Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS abordará, em particular, a situação brasileira e o protagonismo feminino na ciência. A transmissão será via Youtube.
De acordo com o relatório intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero”, divulgado em 2020 pela editora científica Elsevier, diversos países vêm apresentando progressos em relação à participação das mulheres em pesquisas científicas. Em nosso país, é ascendente o número das que chefiam pesquisas nas Universidades. Dados recentes, divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), apontam que elas constituem 43,7% do conjunto de pesquisadores. Contudo, segundo o trabalho da Elsevier, que envolveu 15 países (incluindo o Brasil), ainda que a participação feminina esteja aumentando em algumas áreas, a desigualdade permanece quando se avaliam itens como quantitativo de publicações, citações, bolsas concedidas e colaborações. Essas, entre outras questões, essenciais para consolidação da participação das mulheres na ciência, serão tratadas nesta live.
Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidadas a Profa. Dra. Adriana Neumann (Departamento de Matemática Pura e Aplicada/UFRGS) e a Profa. Dra. Fernanda Staniscuaski (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia/UFRGS).
Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS.
Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.