Menu fechado

Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos: live do #FalaIGEO

Quando:
9 de março de 2022@16:00
2022-03-09T16:00:00-03:00
2022-03-09T16:15:00-03:00
Onde:
Online
Custo
Grátis
Contato:
Instituto de Geociências
(51) 3308-6329
Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos: live do #FalaIGEO

Nesta quarta-feira (9), às 16h, o #FalaIGEO apresenta a live “Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos”.  O Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS abordará, em particular, a situação brasileira e o protagonismo feminino na ciência. A transmissão será via Youtube.

De acordo com o relatório intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero”, divulgado em 2020 pela editora científica Elsevier, diversos países vêm apresentando progressos em relação à participação das mulheres em pesquisas científicas. Em nosso país, é ascendente o número das que chefiam pesquisas nas Universidades. Dados recentes, divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), apontam que elas constituem 43,7% do conjunto de pesquisadores. Contudo, segundo o trabalho da Elsevier, que envolveu 15 países (incluindo o Brasil), ainda que a participação feminina esteja aumentando em algumas áreas, a desigualdade permanece quando se avaliam itens como quantitativo de publicações, citações, bolsas concedidas e colaborações. Essas, entre outras questões, essenciais para consolidação da participação das mulheres na ciência, serão tratadas nesta live.

Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidadas a Profa. Dra. Adriana Neumann (Departamento de Matemática Pura e Aplicada/UFRGS) e a Profa. Dra. Fernanda Staniscuaski (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia/UFRGS).

Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS.

Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support