Menu fechado

“Os desafios éticos e bioéticos na formação do profissionalismo em saúde” – Seminário UFU

Quando:
11 de maio de 2022@19:00 – 22:10
2022-05-11T19:00:00-03:00
2022-05-11T22:10:00-03:00
Onde:
online
Custo
Grátis
“Os desafios éticos e bioéticos na formação do profissionalismo em saúde” - Seminário UFU

No dia 11 de maio, das 19h às 22h10, ocorrerá o seminário “Os desafios éticos e bioéticos na formação do profissionalismo em saúde”. Organizado pelos discentes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professores do eixo de Atividades Sensoriais Reflexivas e Formativas, o evento será totalmente gratuito e aberto à comunidade interessada no tema. A transmissão acontecerá no Youtube, além de contar com emissão de certificados, via Sistema de Informação de Extensão e Cultura (Siex). A inscrição pode ser feita através do link.

O profissionalismo em saúde é um termo que se refere a um conjunto de valores e comportamentos que sustentam a confiança que a população tem nos profissionais inseridos nas diferentes áreas. Por isso, o encontro visa a promover a difusão e reflexão sobre o tema “Os desafios éticos e bioéticos na formação do profissionalismo em saúde”, no meio acadêmico e na comunidade em geral.

Para conversar sobre o assunto, o seminário contará com a presença de dois convidados: Sérgio Rego, médico com doutorado em Saúde Pública, professor de Bioética na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), coordenador do Comitê de Integridade em Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fundador da Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro
(SBRIO); e Carlos Henrique Martins da Silva, médico com doutorado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular da UFU nos departamentos de Pediatria e de Ética de Humanidade em Saúde e o atual vice-reitor da universidade.

Espera-se que o evento promova uma reflexão crítica e reflexiva dos participantes em relação aos desafios na construção e manutenção do profissionalismo da área no processo de saúde, adoecimento e cuidado dos usuários do sistema brasileiro. Para isso, o grupo organizador indica e disponibiliza um texto que servirá de material disparador do seminário: “Profissionalismo médico no novo milênio: uma carta médica”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support