Imagem: Divulgação
Notícia 13 maio, 2019

Exposição da Museologia reflete sobre as dinâmicas do tempo

Nesta quinta-feira (16), às 18h30, ocorre a abertura da mostra Tic-Tac: nas cordas do tempo no Mezanino do Museu da Universidade (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro). Esta é a 9ª exposição curricular do curso de Museologia da UFRGS. A mostra acontece anualmente, contando com um ano de processo criativo. A entrada é gratuita.

A exposição busca explorar as dinâmicas entre tempo, trabalho e produtividade. Ela problematiza diferentes formas de construir o tempo, refletindo seu impacto nas transformações sociais. Se o mundo contemporâneo impõe um ritmo frenético, a mostra busca fazer com que o visitante se identifique com isso e descubra outros modos de vida que possam inspirar reflexões, como é o caso do modo de vida dos Mbyá Guarani e das práticas do nadismo, nas quais, indivíduos se reúnem em locais público para fazer nada durante determinado período.

A temática foi desenvolvida a partir de uma curadoria compartilhada dos alunos da Museologia que têm a intenção de demonstrar que existem maneiras de viver em equilíbrio e de uma forma mais conectada com as pessoas, com os lugares e com as atividades do dia a dia. Tic-Tac: nas cordas do tempo apresenta objetos bi e tridimensionais que fazem parte de acervos particulares e de diversas instituições museológicas de Porto Alegre, além de obras de arte encomendadas especialmente para a ocasião.

A visitação da exposição ocorre de 17 de maio a 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)