Foto: Julia Jaeger
Notícia 26 junho, 2017

Exposição de Projeto curricular dos alunos de museologia aborda tema referente às mulheres

A exposição “Nós podemos! A mulher da submissão à subversão” aborda o caminho percorrido pelas mulheres em busca de igualdade e menos opressão. Projeto curricular da disciplina “Práticas de Exposições Museológicas”, contou com a colaboração de 18 estudantes de Museologia e o apoio das professoras Ana Carolina Giomine e Vanessa Barrozo, além do técnico administrativo Elias Machado.

Os alunos foram responsáveis por toda a logística de montagem da exposição. Para colocar em prática as exigências da disciplina, os estudantes passaram por três fases de um processo lento e gradual: discussões sobre opções de temas, pesquisas aprofundadas sobre essas opções e visitação de outras exposições. Assim, puderam ter noção de como dar “vida” a um projeto que sairia do papel.

As estudantes Alahna Rosa e Julia Jaeger, que estão no sétimo semestre do curso de Museologia, contam que a escolha do tema se deu por meio de uma votação feita em sala de aula. Todos os estudantes participaram levando algumas opções. A mais votada, e consequentemente, escolhida, foi a temática relacionada a mulher, que é, ainda, um tabu na sociedade.

A determinação de alguns pontos, como movimentos, lutas e conquistas da história feminina, foram pesquisadas mais a fundo, sendo primordiais para o levantamento dos totens e para o início da exposição. Alguns tópicos pesquisados sobre a história da mulher não puderam ser expostos por falta de espaço físico, mas, com todo o domínio das graduandas sobre o assunto, as pesquisas ficaram como base para a mediação de visitas ao espaço.

Além de toda a transformação feita no mezanino do Museu da UFRGS, as pessoas que visitaram o espaço contaram com atividades educativas e eventos, os quais foram feitos especialmente para fazer o público interagir e refletir sobre o tema. A exposição enriqueceu o seu público com aprendizado e proporcionou participação ativa em um espaço totalmente feminino e acadêmico.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)