Notícia 15 janeiro, 2020

Exposição “Diástases Urbanas” abre nessa quinta, 16 no IA

Com curadoria de Nilza Colombo e organização da professora Tetê Barachini do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS (PPGAV), a exposição reúne obras de seis artistas e alunos do PPGAV. “Diástases Urbanas” coloca o observador em contato com realidades cobertas pelo véu da publicidade e convida à reflexão. Na exposição, o observador é convidado a se perguntar: em que espaço residem as rupturas da cidade e qual meu posicionamento frente a elas? Cada setor da cidade possui diversas camadas de comunicação que se apresentam como redes de encontros e desencontros.

A temática surgiu a partir de atividades desenvolvidas na disciplina Posicionamentos e deslocamentos enquanto prática tridimensional do PPGAV-IA/UFRGS, ministrada pela professora Tetê Barachini, e do itinerário no catamarã da cidade de Porto Alegre feito pelos artistas até a parada no Barra Shopping Sul, com caminhada até a Fundação Iberê Camargo. Neste percurso, os artistas constataram fraturas sociais próprias da cidade de Porto Alegre e do Brasil. Odores, visuais, cores e texturas motivaram os artistas a buscar formas próprias de expressar suas experiências com os espaços urbanos visitados. Os artistas que participam da exposição “Diástases Urbanas” são Bruna Dias, Dani Amorim, Leonardo Loureiro, Pedro Paiva, Thais Ueda e Thiago Trindade.

A exposição permanece aberta para visitação até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 13h, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar – Centro Histórico, Porto Alegre).

Mais informações no site do Instituto de Artes, via email iaeven@ufrgs.br ou pelo telefone 3308-4318.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)