Notícia 27 novembro, 2015

DDC é premiado em 4 categorias no 9º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

O DDC (Departamento de Difusão Cultural) da UFRGS foi vencedor em quatro categorias do 9° Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre.  Os vencedores foram anunciados na noite de quinta-feira (26 de novembro) no Teatro Renascença. A cerimônia destacou artistas e instituições que marcaram o campo artístico da cidade entre janeiro de 2014 e setembro de 2015. Abaixo, confira as categorias em que o DDC foi premiado.

DESTAQUE EM TEXTOS, CATÁLOGOS E LIVROS PUBLICADOS

Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Catálogo Geral | 1910-2014

DESTAQUE EM ACERVO E MEMÓRIA

Exposição Percurso do Artista | Gonzaga – Departamento de Difusão Cultural – UFRGS

DESTAQUE EM PATROCÍNIO E/OU APOIO A EVENTOS LIGADOS ÀS ARTES PLÁSTICAS

Departamento de Difusão Cultural – UFRGS

ARTISTA DESTAQUE ESPECIAL DO ANO

Gonzaga – Exposição Percurso do Artista – Departamento de Difusão Cultural – UFRGS

Para Cláudia Boettcher, diretora do departamento, receber o Prêmio Açorianos em 4 categorias foi uma surpresa que simboliza o reconhecimento da Difusão Cultural da UFRGS pela cidade de Porto Alegre. “O Prêmio contribui para que o cidadão veja a Universidade não só como o espaço do conhecimento, mas também da cultura”, disse a diretora. Segundo Cláudia, ter sido premiado mostra a importância do trabalho em equipe, que foi necessário para que isso fosse possível, e o quanto é fundamental que os demais setores da Universidade estejam atrelados para concretizar essas ações.

Exposição Percurso do Artista Gonzaga 

A mostra aconteceu entre 14 de maio a 17 de outubro na Sala João Fahrion da Reitoria da UFRGS e apresentou trabalhos dos quase 50 anos de produção do artista plástico Luiz Gonzaga. Peças desde o início da carreira na escultura e outras poucas vezes vistas, incluindo pinturas, tapeçarias e desenhos, puderam ser vistas.

O artista

Nascido em Júlio de Castilhos no Rio Grande do Sul, em 1940, Luiz Gonzaga de Mello Gomes formou-se no Instituto de Artes da UFRGS, tendo realizado vários estágios de aperfeiçoamento em Madri (Espanha). Sua vida artística fez paralelo à carreira docente, inicialmente, no Centro de Artes da UFSM e, posteriormente, lecionando escultura no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, onde se aposentou como professor titular. Possui obras em museus reconhecidos, com participação com uma sala na 21ª Bienal de São Paulo (1991) e a premiação no concurso para o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

O projeto

Percurso do Artista é um projeto do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS dedicado a realizar exposições da produção completa de professores artistas da Universidade. Criado em 2009, o projeto já apresentou quatro mostras na Sala João Fahrion: Nico Rocha (escultura), Luiz Eduardo Achutti (fotografia), Flavio Gonçalves (fotografia, pintura, gravura) e Eduardo Vieira da Cunha (pintura, desenho).

DSC_8150

DSC_8264

DSC_8289

DSC_8323

Share this:

Tags:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)