Imagem: Projeto Território Ilhota
Notícia 28 junho, 2017

Ciclo de atividades “Território Ilhota” acontece no CCCEV de 4 a 29 de julho

De 4 a 29 de julho, acontece no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico) o ciclo de atividades “Território Ilhota”. Coordenado pelo Grupo Cidadania e Arte (UFRGS) e pelo Ponto de Cultura Território Ilhota, serão promovidos seminários e exposição com enfoque na história da Ilhota, território da cidade de Porto Alegre. Os eventos serão realizados de terça à sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 11 às 18h, com entrada franca.

O ciclo tem como foco a história da antiga Ilhota e a da atual constituição oriunda deste local que,  nos anos 70, sob um processo de gentrificação, foi dissolvido e seus moradores removidos, formando o bairro Restinga. Muitas famílias resistiram ao desalojo e retornaram ao seu local de origem, constituindo vilas, algumas delas sendo atualmente reconhecidas com quilombos urbanos.

A exposição no CCCEV, com o intuito de tornar presente a memória relativa à formação, vida cotidiana e histórico de lutas pela preservação da moradia e da organização comunitária dos descendentes do Território Ilhota, apresentará vídeos, fotos, arquivos e produções contemporâneas sobre o tema. O seminário irá discutir com a comunidade porto-alegrense esta história esquecida pela cidade e contará com a participação de moradores descendentes do antigo espaço.

image001 (1)

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)