Notícia 13 novembro, 2019

Exposição “Enigma: Mulheres na Computação” será exibida na Universidade Federal de Goiás

Acontece na próxima segunda-feira (18) a Exposição “Enigma: Mulheres na Computação”.  O evento acontece entre os dias 18/11 a 14/12, das 9h às 19h, no pátio do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. A mostra conta com peças digitais e físicas, além de oficinas para alunos do ensino fundamental e médio e também para o público em geral.

Vinculado ao Colégio de Aplicação da UFRGS, a exposição integra Arte, Gênero e Computação e tem como objetivo tornar visível o trabalho de mulheres na área da Computação. O título desta exposição brinca com o sentido da palavra “enigma”. De um lado, Enigma foi o nome da máquina eletromecânica usada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Do outro lado, segundo o dicionário Michaelis, um enigma é “algo que não se conhece com clareza”. 

A junção das duas significações foi a inspiração que dirigiu nossos esforços para trazer à luz o papel feminino na construção do conhecimento científico e para favorecer o reconhecimento de sua participação nas grandes realizações da Ciência atual.  Além da exposição, o evento conta com oficinas voltadas ao público escolar de ensino fundamental, médio e EJA. As oficinas têm o propósito de ampliar a visibilidade das mulheres na área da Computação, abordando também temas como a produção de lixo eletrônico e suas interfaces com a Arte. 

Para mais informações sobre a exposição ministrada pelo Projeto de Extensão “Enigma”, acesse o site do evento.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)