Foto: divulgação
Notícia 29 março, 2017

Exposição Pescadores e Botos | Histórias de uma conexão em rede inicia no dia 3 de abril

De 3 a 28 de abril, no Saguão da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro), acontecerá a exposição fotográfica Pescadores e Botos|Histórias de uma conexão em rede. A visitação estará disponível das 8h às 18h, marcando início da edição de 2017 do Projeto Unifoto. As obras são de autoria de Elisa Ilha e Ignacio Moreno, entrelaçadas com fragmentos de falas nativas dos pescadores da Barra do Rio Tramandaí.

A Barra do Rio Tramandaí é cenário de uma interação incomum entre duas espécies: botos e seres humanos ajudam-se na captura da tainha. A cooperação entre eles é benéfica para ambos: para o pescador profissional, o peixe pescado é fonte de renda e ajuda no sustento de sua família, enquanto para o boto torna-se mais fácil se alimentar das tainhas que se separam do cardume quando a tarrafa bate na água.

O evento é uma realização do Projeto Botos da Barra (Ceclimar/UFRGS) em convênio com a Transpetro, e visa a fortalecer a pesca cooperativa entre pescadores e botos através de diversas campanhas de educação ambiental para conscientização sobre a riqueza e a conservação da sociobiodiversidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O processo de organização da mostra destacou a participação curatorial dos pescadores profissionais da tarrafa nas seleções de imagens e trechos das trajetórias de vida.

Para mais informações, visite o site do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)