Foto: Divulgação Museu da UFRGS
Notícia 26 setembro, 2017

Filme sobre o papel do futebol em comunidades é exibido no Museu da UFRGS

O Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro) exibe, no dia 28 de setembro, nova edição do projeto Ciclo de Debates “Imagens em Movimento”. Às 17h30, o espaço exibirá o longa-metragem “Campo de Jogo”, que retrata o papel do futebol na rotina de jovens de uma periferia do Rio de Janeiro. Após a sessão, ocorrerá um debate com a participação do professor Mauro Myskiw (ESEFID/UFRGS). Entrada franca.

O filme é uma espécie de retrato social que aborda o espaço do futebol na vida de jovens de uma comunidade do bairro Sampaio, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse local, o futebol ganha uma expressão autêntica da cultura brasileira, em que o campo não é somente mais um local para o esporte, mas um espaço para o qual são transportando os dilemas da vida real. O assunto é abordado através da cobertura cinematográfica do campeonato entre comunidades da zona norte da capital litorânea, que ocorre anualmente e reúne cerca de 15 times.

Promovido pelo Museu da UFRGS e o Centro de Memória do Esporte da UFRGS (CEME), o Ciclo de Debates conta com a exibição de 7 filmes nacionais e internacionais na última quinta-feira de cada mês até novembro de 2017, tendo como principal objetivo problematizar e provocar uma reflexão crítica sobre o esporte e suas diferentes manifestações: lazer, alto rendimento, saúde e bem-estar.

Para mais informações, acesse o site do Museu.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)