Notícia 9 junho, 2016

Futuros bibliotecários apresentam o mundo dos “Tesouros de Papel” a crianças carentes

O projeto de Extensão “Tesouros de Papel” surgiu a partir do trote solidário realizado em 2015, com os calouros do curso de Biblioteconomia da UFRGS. Os alunos reuniram cerca de 300 obras infantis para doar à creche comunitária Piu-Piu, da Vila Planetário, que fica nos arredores da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO). Uma contação de histórias acompanhou a entrega dos livros, e a ação foi divulgada em alguns dos jornais de grande circulação em Porto Alegre.

Novas ações como essas foram impulsionadas pelos futuros bibliotecários Bruno Luce, Débora Porto, Fernanda Souza, Priscila Trindade e Yasmin Winck, dando forma ao “Tesouros de Papel”, que tem por objetivo despertar o interesse pela leitura em crianças carentes e democratizar o acesso ao livro infantil.

Ao longo do ano de 2015, foram duas ações de contação de histórias e caça aos livros, no Espaço Sapato Florido da Casa de Cultura Mario Quintana, com a turma da creche Piu-Piu, e durante a Feira do Livro de São Leopoldo, com as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olimpio Vianna Albrech. Para o grupo, essas experiências emponderam os pequenos, que se apropriam dos espaços culturais da cidade e formam um vínculo afetivo com a leitura. Bruno Luce acrescenta ainda que os livros apresentados, muitas vezes, buscam desconstruir padrões estéticos de exclusão, promovendo valores como diversidade e igualdade.

O projeto funciona a partir de parcerias institucionais, voluntárias e de amigos da causa da leitura. A cada nova ação, novos alunos de Biblioteconomia, de diferentes semestres, se engajam no voluntariado, integrando-se e trocando ideias. A parceria institucional vem do Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, por forma da doação de livros, e recentemente, da doação de uma geladeira, que se transformou em uma estante para troca de leituras. A “Gelateca” fica na recepção da FABICO, aberta para estudantes e transeuntes em geral colocarem e retirarem livros.

Em 2016, o grupo promoveu uma ação na Vila Chocolatão, junto à ONG Cirandar, e outra na FABICO com a ONG Integração dos Anjos. Todos simpatizantes da causa da leitura que possuam ideias, habilidade com arte e comunicação, disponibilidade para voluntariado, livros para doar ou somente a vontade de ajudar são bem vindos para entrar em contato com o projeto, através da página do “Tesouros” no facebook.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)