Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Notícia 6 outubro, 2017

Grupos Voo Livre e Conjunto Linhares se apresentam no Som no Salão de outubro

Na próxima quarta-feira (11 de outubro), às 20h, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro), o espetáculo dos grupos Voo Livre e Conjunto Linhares reúne choro e samba com as  apresentações no projeto Som no Salão. Os dois grupos dividirão o palco com uma apresentação única pensada, especialmente, para o projeto.

O projeto conta com sete edições, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da UFRGS, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O grupo Voo Livre é de Porto Alegre e nasceu da vontade de Diogo Jackle (violão) e Vinicius Ferrão (bandolim), cujas composições e parcerias musicais agregam os músicos Lucas Dellazana (bateria), Fábio Azevedo “Cabelinho” (cavaquinho) e Iuri Barbosa (contrabaixo-acústico). Para este espetáculo,  o grupo irá contar com as participações especiais de Gabriel Romano (acordeon), Isac Costa (trompete), Vinicius Braun (gaita ponto) e Camila Kramer (flauta). O repertório é totalmente instrumental e apresenta composições ligadas ao choro, com estética que faz referência ao quinteto do maestro gaúcho Radamés Gnattali, marcado pela presença de baixo e bateria. Além das músicas autorais próprias, também serão apresentadas as parcerias com os músicos Daniel Delavusca, Bernardo Moletta, Mathias Pinto, Robert Lopes e Zé Leandro.

Seu Linhares foi um antigo sambista que andou pelas cidades banhadas pelo Rio dos Sinos espalhando versos profundos e belas melodias. Homenageando esta figura histórica, da cidade de Novo Hamburgo, o Conjunto Linhares vem a Porto Alegre apresentar os seus sambas. A apresentação promete uma noite inspirada pela velha tradição do samba, marcada pela batida do surdo, pelas singelas harmonias, doces melodias e sinceras palavras de canções brotadas dos sentimentos mais profundos. O Conjunto é formado por Fernando Arrienti (surdo e percussão), Leonardo Bach (pandeiro e percussão), Guilherme Sanches (percussão geral), Mathias Pinto (violão 7 cordas), Vinicius Ferrão (cavaquinho e bandolim), Eliseu da Silva Rodrigues (clarinete e clarone) e Rafa na voz. Elisa Meneghetti e Paola Kirst são as vozes femininas que integram as participações especiais, além dos músicos  Marcelo Zion Tsavo e Gabriel Scola.

O evento tem entrada franca, porém, serão aceitas doações de 1kg de alimento não perecível no dia da apresentação.

Mais informações pelo e-mail somnosalao@ufrgs.br ou telefone (51) 3308 3058. Acompanhe a programação completa no site do Salão de Atos.

 

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)