Imagem: Divulgação
Notícia 5 outubro, 2018

História no Cinema para Vestibulandos debate sobre disputas territoriais

Neste sábado (6), o projeto de Extensão História no Cinema para Vestibulandos exibe o filme Cabra marcado para morrer (1984) para abordar questões de disputas do espaço urbano e rural. Após a exibição, ocorre um debate conduzido por Ângelo Belleti, graduando em História que pesquisa sobre relações sociais e econômicas no meio rural, e Evandro Machado, mestrando em História. A atividade acontece no Plenarinho da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro, Porto Alegre), a partir das 14h. A entrada é franca.

No início da década de 1960, um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste e sua história vira tema de um filme. As filmagens, nas quais os próprios camponeses interpretavam, foram interrompidas pelo golpe de 1964. Após 17 anos, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus 10 filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os anos do regime militar.

O História no Cinema para Vestibulandos promove sessões periódicas ao longo do ano abordando temas diversos relacionados à história para quem está se preparando para as provas dos vestibulares e do ENEM. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)