Foto: Thiago Cruz
Notícia 5 novembro, 2018

IA/UFRGS realiza recitais gratuitos nesta semana

Nesta semana, o Instituto de Artes da UFRGS (IA) promove recitais gratuitos no Auditorium Tasso Corrêa (Rua Senhor dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre) e um evento na Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202 — Centro Histórico, Porto Alegre).

Nesta segunda-feira (5), às 12h, ocorre o concerto beneficente da Classe de Flauta Transversal do Departamento de Música da UFRGS (Demus). No programa, são executadas obras de Pergolesi, Mozart, Telemann, Varèse, Bruno Kiefer, Guerra Peixe, Piazzolla e Thiago Colombo por alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do curso. A coordenação é do professor Leonardo Winter. Como forma de ingresso, solicita-se a doação de 1kg de alimento não-perecível.

Já na quarta-feira (7), às 18h30, no mesmo local, acontece o recital do 1º Festival de Clarinetistas de Porto Alegre. A coordenação é de Augusto Maurer e a entrada é gratuita.

O Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Demus ocorre na quinta-feira (8) às 12h30. No mesmo dia, às 20h, o concerto 50 Anos do Minimalismo no Rio Grande do Sul conta com a presença de Dimitri Cervo (piano) e Aurélio Edler-Copés (guitarra e eletrônica). No programa, são executadas a obra In C, de Terry Riley, e composições de Philip Glass, Steve Reich, Dimitri Cervo e Aurélio Edler-Copés.

Na sexta-feira (9), às 14h, acontece a palestra Minimalismo, origens, estética e processos composicionais, sob coordenação do professor Dimitri Cervo. Já às 15h30, Cervo coordena o workshop Estudo e interpretação de In C, de Terry Riley. Às 17h30, ocorre o recital de violoncelo com alunas do IA, sob coordenação da professora Milene Aliverti. E, por fim, às 20h, acontece o recital do Coletivo de Música Improvisada do IA, formado por Adolfo Almeida Júnior, Cláudio Cunha, Fernando Canto e Luis Mário Tavares. Participam do recital os alunos Ana Clara, Ana Paula, Leandro de Los Santos e Lucas Brunet, com a coordenação do professor Adolfo Almeida Júnior. O grupo propõe a expressão musical livre, alternativa ao processo de massificação musical. O recital é aberto para participações espontâneas de músicos.

No sábado (10), o recital Música de Câmara Autoral 2018/2, coordenado pela professora Marília Albornoz, ocorre no Auditorium Tasso Corrêa às 18h. Já na Igreja da Reconciliação, às 19h30, acontece o recital de Regência Coral de Ana Maria Ribeiro Althoff, com apresentação de peças compostas no século XX e com participação do Coro Feminino Donna Voce e do Coro de Câmara do Demus. A entrada é franca.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)