Imagem: Divulgação
Notícia 13 junho, 2018

IA/UFRGS recebe exposição “Zona de Escuta”

Na quinta-feira (21 de junho), às 19h, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 2º andar — Centro Histórico, Porto Alegre), acontece a abertura da exposição “Zona de Escuta — Deslocamentos, ocupações, resistências e narrativas”, que reúne artistas, arquitetos e urbanistas em torno de uma reflexão sobre deslocamentos, ocupações e remoções de comunidades em Porto Alegre e sobre seus processos de resistência.

As cidades brasileiras experimentam momentos de muita contradições. Movidas pelo desejo do ordenamento, vivem como ruínas. Carregadas de tensões sociais, são marcadas por processos políticos lentos e descontinuados que têm como consequência a precarização dos modos de vida e subsistência dos menos favorecidos. Ocupações e assentamentos urbanos no Brasil trazem em seu núcleo dramas humanos maiores na medida em que envolvem o direito à cidade dos mais desfavorecidos, que ficam excluídos das políticas públicas. Na esteira de remodelações urbanas históricas e sob a pressão ordenadora dos grandes eventos como a Copa de 2014, observa-se em Porto Alegre a desestruturação de famílias e de seus territórios já bastante precários, produzindo-se processos de periferização. Nessas remoções nascem focos de resistência e dramas que fazem surgir vozes e pautas muitas vezes desconsideradas pela narrativa oficial, às quais propomos uma escuta.

A exposição “Zona de Escuta” apresenta imagens críticas que sensibilizam o lugar de fala e se contrapõem à cultura do medo, na medida em que aportam outros regimes de visibilidade e de elaboração de questões urgentes para refletirmos juntos sobre a construção de nosso espaço comum. Assim, documentários em vídeo, fotografias, mapas, publicações, narrativas e performances são desdobramentos de pesquisas trazidas à essa Zona de Escuta, realizadas dentro e fora da Universidade.

A mostra ficará disponível para visitações até o dia 20 de julho, é gratuita e aberta ao público.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)