Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Notícia 8 junho, 2018

IA/UFRGS recebe Recital do Duo Alexander-Soares

Na quarta-feira (13 de junho), às 19h, o Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (R. Senhor dos Passos, 248, 1º andar) recebe a apresentação do recital do Duo Alexander-Soares. Formado pelo violinista estadunidense James Alexander e pela pianista Luciana Soares, o duo interpreta no recital obras de Franz Schubert, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos, João de Souza Lima, Alexandre Levy e Karol Szymanowski.

O duo Alexander-Soares traz em seu repertório as vertentes da música moderna de seus países, bem como obras tradicionais para violino e piano. Residente na Nicholls State University, no estado da Louisiana, EUA, o duo foi formado em 2005 e vem se apresentando, desde então, em várias casas de concerto do Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo o Kennedy Center Millennium Stage, em Washington, D.C., a Universidade de Chichester (England), o Landeskonservatorium, na Áustria e a Serie Sala Cecilia Meireles. Eles foram elogiados por sua “performance brilhante, marcada por refinamento técnico, senso de conjunto, e interpretação sofisticada” (“O Norte”, João Pessoa, Brasil). O CD, “The Sonatas for Violin and Piano by Liduino Pitombeira”, que foi lançado pelo selo americano Centaur Records em 2012, é o resultado de uma longa colaboração entre o Duo Alexander-Soares e o compositor cearense Liduino Pitombeira.

James Alexander – violino
Violinista norte-americano, segue carreira internacional como professor, solista e camerista. Atualmente, lidera o programa de cordas na Nicholls State University, no qual ensina violino, viola e música de câmera. Após receber o diploma Concert Recital (Premier Prix) da Guildhall School of Music na Inglaterra e atuar profissionalmente como músico de orquestra e camerista na Europa, James Alexander retornou aos Estados Unidos como artista residente, lecionando violino na Louisiana State University, por nove anos. Foi convidado a lecionar no Simpósio de Quarteto de Cordas, em Ernen, na Suíça, onde continuou a se apresentar como professor e violinista. James Alexander é diretor da série Pelican State de música de câmera e entre 2013 e 2016 integrou o quadro de professores do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

Luciana Soares – piano
Pianista goiana premiada nos Estados Unidos e no Brasil, apresenta-se frequentemente como solista e camerista, em salas de concertos dos dois países. Atualmente é professora de música na Nicholls State University, nos Estados Unidos, única universidade estadual de Louisiana com a denominação All-Steinway School. Além de lecionar e tocar uma variedade de repertórios, do barroco ao contemporâneo, a pianista se dedica à música brasileira com a apresentação de palestras e recitais em universidades, séries de concerto e conferências nos Estados Unidos. Seu CD solo, Brasileira: Piano Music by Brazilian Women, foi lançado pelo selo Centaur Records. Luciana Soares colabora frequentemente com artistas no sul dos Estados Unidos e foi nomeada Artista Steinway em 2012.

 

Imagem: Ricardo Costa

Imagem: Ricardo Costa / Foto de Luciana Soares: Elle Bartnik

 

 

Programa:

Franz Schubert (1797-1828)
Sonatine Op post. 137, D. 384
I. Allegro molto
II. Andante
III. Allegro vivace

Schubert-Liszt
Valse-Caprice (arr. D. Oistrakh)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Premiere Sonate-Fantasie

Mozart Camargo Guarnieri (1907 – 1993)
Sonata No. 4 para violino e piano
I. Energico ma espressivo
II. Intimo
III. Allegro appassionato

João de Souza Lima (1898-1982)
Capricho Rústico

Alexandre Levy (1864-1892)
Tango Brasileiro (trans. Souza Lima)

Karol Szymanowski (1882-1937)
Notturno e Tarantella, Op. 28 No. 1

O concerto é gratuito e aberto ao público.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)