Menu fechado

II Desafio de Crítica da Mídia chega ao final e celebra jornada de aprendizado

No final da tarde desta quinta-feira, 9 de setembro, foi realizada a live de encerramento do II Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Fabico e do PPGCOM. Durante o encontro virtual, os estudantes de ensino médio participantes do Desafio e professores padrinhos e madrinhas, avaliaram as atividades e o percurso de aprendizagem que a gincana proporcionou para os estudantes e para os extensionistas. Ao final do encontro, foi divulgado o resultado final, com a revelação da equipe vencedora e os produtos da marca UFRGS dados como prêmios às quatro equipes participantes. A live contou com a participação da coordenadora do PPGCOM da UFRGS, a professora Elisa Piedras, do coordenador do GCCOP, professor Rudimar Baldissera, e estudantes da pós-graduação e graduação da FABICO que estão como extensionistas do Programa.

Sobre o Desafio

O II Desafio de Crítica da Mídia consiste em mini vídeoaulas e na realização de tarefas. As vídeoaulas desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado em Comunicação, professores convidados e por graduandos do curso de Relações Públicas, contam com apoio de professores e pesquisadores da UFRGS. Após o final de cada aula, as equipes de alunos recebem tarefas que valem pontos, envolvendo a análise e o desenvolvimento de produtos midiáticos. Essas tarefas, entregues no decorrer do Desafio, podem ser realizadas pelos estudantes de forma caseira, com uso de aparelho celular ou computador pessoal com acesso à internet, sempre respeitando as recomendações e normas de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Nas duas edições, os alunos cumpriram tarefas e elaboraram produtos midiáticos, valendo pontos, voltados à reflexão sobre presença e atuação da mídia na sociedade; processos implicados na produção e circulação de notícias; na veiculação de peças publicitárias e de conteúdos em mídias sociais; além de suas relações com a construção das concepções de realidade e de interesse público. Os participantes tiveram que desenvolver atividades como localizar fake news nas redes sociais, checar e redigir uma notícia, analisar criticamente conteúdos publicitários, produzir fotos com temática ambiental e vídeos sobre os conteúdos abordados durante o Desafio.

Em função da pandemia, desde o ano passado, as oficinas antes realizadas presencialmente com alunos de ensino médiopassaram a ocorrer em um modelo de gincana on-line, denominando-se Desafio de Crítica da Mídia. Participaram das duas edições um total de 37 estudantes e 9 professores de ensino médio de escolas públicas e 40 graduandos e pós-graduandos de comunicação. O II Desafio, em 2021, envolveu quatro grupos de alunos de Novo Hamburgo e Veranópolis. Em 2020, houve a participação de quatro equipes de estudantes de escolas localizadas em Porto Alegre e Osório. 

Mais informações também podem ser conferidas no site www.ufrgs.br/gccop/  nas redes sociais Facebook/gccop, Instagram @gccop e Twitter @gccop1.–

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support