XVII Salão de Extensão
Foto: Isabela Ribeiro
Notícia 14 setembro, 2016

Inclusão, acesso e acessibilidade marcam primeira manhã de tertúlias no 17º Salão de Extensão

No primeiro dia de sessões de tertúlias do Salão 2016, projetos das mais diversas áreas realizaram um intercâmbio de ideias e trabalhos, a fim de somar novas perspectivas e integrar a Extensão da UFRGS e de outras universidades federais e privadas do estado. Para a melhoria da qualidade de vida de grupos e da sociedade como um todo é fundamental que a informação, o conhecimento, o esporte, o lazer e a cultura estejam ao alcance de todos e todas. Foram acesso e acessibilidade as palavras que prevaleceram na manhã desta terça-feira, nas tertúlias e debates realizados nas salas de aula do Instituto de Letras.

A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi representada por Sidnei Átila de Oliveira, deficiente visual e acadêmico da UPF, que divulgou o trabalho do projeto “Esporte  Lazer para Deficientes Visuais: Ação que se faz pela Inclusão Social”, voltado à população cega de Passo Fundo e vinculado aos cursos de Educação Física e Fisioterapia. A ação que se desenvolve no interior do estado encontra realizações semelhantes na capital, como o “Caminhada Nórdica” da UFRGS, que também trabalha pela inclusão através do exercício físico, para o público idoso.

Ayesa Haas, bolsista do projeto do Museu de Paleontologia, destacou em sua apresentação o benefício mútuo do trabalho com a comunidade. “Como estudo licenciatura em Artes Visuais, é ótimo poder praticar a teoria do curso, por meio do trabalho com réplicas fósseis e da construção da cartilha educativa”, disse ela com entusiasmo. Ainda em experimentação, o projeto surgiu devido à urgência de facilitar o acesso aos museus para alunos de escolas públicas e periféricas. Organizado em dois movimentos, de ida à escola e vice-versa, a iniciativa busca ser um canal de auxílio para professores da Rede Pública no ensino de assuntos relacionados à paleontologia.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)