Foto: Divulgação
Notícia 4 novembro, 2015

InCoMuN Ensemble apresenta “Concerto DuoSSônicoS” nesta quarta (04.11)

O nome “InCoMuN Ensemble” vem da sigla “Intérpretes e Compositores de Música Nova” e é um conjunto voltado à criação e à execução de Música Contemporânea, escrita e improvisada, destacando-se pela busca de novas sonoridades, tanto na música de concerto como na música popular, o que confere um caráter eclético e único ao grupo.

Criado em 2013 no Programa de Extensão em Música da UFRGS, o grupo é coordenado pelo Prof. Felipe Adami e tem como integrantes músicos da universidade e da comunidade. Em 2014, além de suas apresentações regulares participou do Germina.Cciones… Porto Alegre 2014 (encontro internacional de musica colaborativa) e do concerto da multi-instrumentista Venezuelana Jackeline Rago. Tem realizado a estreia de diversas composições desde sua criação, trabalhando diretamente com os compositores, por vezes em um trabalho de co-criação.

O concerto ocorre dia o4 de novembro (quarta-feira),  às 20h30, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes/UFRGS (Senhor dos Passos, 248). “DuoSSônicoS”tem esse nome por ter grande parte do repertório formado por duos ou peças com instrumentação semelhantes, de solo ao grupo completo, com agrupamento aos pares. Parte das composições é de autoria de integrantes do grupo, mas também fazem parte do concerto obras de Katherine Hoover (EUA) e Lennox Berkeley (Inglaterra).

Destacam-se no concerto as estreias mundiais das peça “Freza-#b1”, de Clóvis Freire, para Baixo elétrico e sons eletrônicos (um duo para instrumentista solo), “Improviso sobre o Calmo Permanecer”, de Sérgio Lemos, e a estreia nacional de “Symbiotic Metamorphosis”, de Felipe Adami, obra que teve sua estreia mundial no Japão em 2015, durante o congresso da Internacional Double Reed Society. A peça contará com a participação especial do oboísta Fernando Gualda, que estreou a obra com o compositor em Tóquio.

Como é característico do InCoMuN, o concerto traz em seu programa música escrita, música improvisada, bem como uma integração entre essas duas formas de elaboração. Um dos principais recursos utilizados pelo grupo são as improvisações guiadas através de gestos de souindpainting, método de composição em tempo real criado pelo compositor estadunidense Walter Thompson, o qual permite alta interatividade entre o “soundpainter” que rege o grupo e os intérpretes, e entre os intérpretes entre si, além de possibilitar a participação do público.

Integrantes e participações no repertório

Cuca Medina, mezzo-soprano
Ettore Sanfelice, flauta, pífano e percussão
Dainer Schmidt, flauta
Tomás Dornelles Piccinini, Saxofone alto, pífano e percussão
Sérgio Lemos, bandolim
Pedro Paiva, violão
Glauber Kiss de Souza, guitarra
Clovis Boca Freire, contrabaixo
Felipe Kirst Adami, soundpainter e escaleta
Participação especial: Fernando Gualda, Oboé

Coordenação: Felipe Kirst Adami

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)