Imagem: Divulgação
Notícia 4 maio, 2018

Instituto de Artes da UFRGS recebe o Concerto “Mulheres na Lua”

No dia 09 de maio (quarta-feira), às 19h, acontece no Auditório Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 1º andar) o concerto gratuito “Mulheres na Lua”, que traduz em som, movimento e imagem a relação temporal entre duas compositoras – Isabel Nogueira e Ana Fridman – a partir de trabalhos de improvisação musical e de cartas que foram trocadas pelas artistas ao longo do ano de 2017. Para este evento em especial, o mote da performance são cartas que cada compositora escreverá para a outra, cujo conteúdo só será conhecido por elas no próprio dia do evento. Nestas cartas, serão revisitados os processos criativos, as experiências musicais, poéticas vividas pelas compositoras até o dia da apresentação. O dia em que duas mulheres vão musicalmente até a Lua.

O concerto de Ana Fridman e Isabel Nogueira integra o Ciclo Sônicas, projeto mensal de concertos de músicas de mulheres no Instituto de Artes, promovendo a visibilidade e a inclusão de práticas musicais e sonoras, eletrônicas e eletroacústicas das pessoas nascidas mulheres e/ou auto identificadas como mulheres, valorizando sua produção. O projeto Ciclo Sônicas é coordenado por Isabel Nogueira, Isadora Nocchi Martins e Bê Smidt, tem realização do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música do IA e apoio do Coletivo Medula de Experimentos Sonoros.

Ana Fridman é pesquisadora, compositora e pianista, graduada em Música e Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com mestrado em Composição e Performance no California Institute of the Arts e doutorado em Música pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Selecionada como compositora e intérprete em editais como Bolsa Virtuose (2002), Rumos/Itaú Cultural (2008), Caixa Cultural (2009), ProAC (2009 e 2010); intérprete e arranjadora em gravações de discos para o selo SESC e direção cênica do grupo Barbatuques (2015 e 2016). Atualmente finalizou pesquisa de pós-doutoramento em música, improvisação e interfaces gestuais no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS-UNICAMP) e é docente em Percepção, Harmonia e Improvisação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Isabel Nogueira é compositora, performer e musicóloga, Doutora em musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2001) e Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil (1993). Ela é Professora Titular do Departamento de Música do IA/UFRGS e professora e orientadora de Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas.

O evento é gratuito e aberto ao público!

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)