Foto: Fernanda Verdi
Cultura, Notícia 21 agosto, 2019

Instituto de Artes promove agenda com espetáculo teatral Carne viva

O Instituto de Artes da UFRGS divulga em sua agenda cultural todas as atividades com entrada franca disponíveis entre os dias 26 e 30 de agosto. As atividades divulgadas vão desde o teatro, até as artes visuais.

Nos dias 21 e 28 de agosto, acontecem apresentações gratuitas do espetáculo teatral Carne viva, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS. O espetáculo que tematiza os preconceitos raciais e sexuais, revela as identidades sociais submetidas ao inferno das relações humanas. As apresentações acontecem sempre nas quartas-feiras, tanto às 12h30 quanto às 19h30. O espetáculo é apresentado na Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Centro), a entrada é franca.

No dia 29 de agosto, quinta-feira, a partir das 9h, acontece na Sala Qorpo Santo a aulda O Filme de Horror e o “Cinema de Atrações”: interfaces entre cinema e teatro, com a Prof.ª Dr.ª Laura Canépa, da Universidade Anhembi Morumbi (SP). A aula não pretende discutir filmes de horror inspirados em peças teatrais, ou vice-versa, mas sim discutir a relação dos filmes de horror com dispositivos exibicionistas de origem teatral – e em particular do teatro francês do Grand Guignol e do teatro Kabuki japonês, já que ambos se mostram como pilares importantes para a constituição do horror cinematográfico desde o começo do século XX. A atividade tem entrada franca e acontece na Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro), das 9h às 12h do dia 29 (quinta-feira).

No âmbito das artes visuais, a exposição Anotações na História da Arte, de Gilberto Alves Leal, permanece aberta para visitação até o dia 30 de agosto. A exposição, que faz parte da celebração dos 10 anos do Bacharelado em História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS, tem como propósito derrubar a separação entre o momento de estudar História da Arte e o momento de fazer arte ao expor a articulação de diversas habilidades e conhecimentos materializadas no ato de anotar o que é dito em sala de aula. O desejo do artista é fazer uma gambiarra na dialética espacial entre palavra e imagem, professores e alunos, as artes e as histórias da arte, o assistir e o fazer, o escrever e o desenhar, a periferia e o centro. A exposição, cuja entrada é franca, pode ser encontrada no Espaço Ado Malagoli do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248 – Centro Histórico) e ficará aberta para visitação de segunda a sexta, das 09h às 19h, até o dia 30 (sexta-feira).

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)