Imagem: Divulgação Lukas Kühne
Notícia 16 março, 2018

Instituto de Artes promove palestra com o artista alemão Lukas Kühne sobre Arte Sonora

No dia 19/03 (segunda-feira), às 10h, o artista alemão Lukas Kühne realizará uma palestra sobre Arte Sonora na sala 703A do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, sétimo andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Kühne é mundialmente conhecido por suas esculturas de concreto que reagem a estímulos sonoros.

Entre os trabalhos mais reconhecidos do artista está “Tvísöngur”, obra inaugurada em 2012, composta por cinco cúpulas de concreto interligadas na encosta acima de Seyðisfjörður, no leste da Islândia. A escultura é penetrável e permite que visitantes experimentem os sons que a estrutura amplia e ressona. Há uma obra similar a esta, também de Kühne, na Finlândia, conhecida como “Hailuoto Organum”.

Além disso, existem esculturas sonoras do artista expostas em espaços públicos na Estônia, Alemanha e Uruguai. Kühne também criou uma escultura para o Parque dos Sentidos em Berlim, na década de 1990, conhecida como a “Estação de Som”. Da mesma forma, ele desenvolveu o projeto “Space and Frequency” com Robyn Schulkowsky em 2005, com exposições monumentais e interdisciplinares em Nova York, Helsinque e Bruxelas.

Kühne, que atualmente vive entre Berlin e Montevidéu, tem uma obra fixa na capital uruguaia no Parque Rodó: o Tubófono. Ele também fundou o Formato Experimental de Forma e Som (Taller Experimental Forma e Sonido) em 2005 e o Festival Internacional de Arte Som Monteaudio (Festival Internacional de Arte Sonoro Monteaudio) em 2013, ambos na Universidade da República em Montevidéu.

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. A entrada é franca.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)