Foto: Fernanda Verdi
Notícia 2 julho, 2019

Instituto de Artes promove palestras, concertos e exposição neste mês

Na próxima quinta, 4 de julho, às 19h, acontece a abertura do segundo módulo da exposição Balbúrdia, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS. O nome da exposição reflete tanto o momento atual do Brasil quanto a variedade de linguagens das obras expostas. Com curadoria da artista e professora Elaine Tedesco, a mostra reúne trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas por formandos do Bacharelado e da Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS, em 2018.

Serão expostas obras de arte contemporânea em linguagens híbridas, produzidas em fotografia, vídeo, desenho, pintura, escultura, instalação e cerâmica. A visitação acontece de segunda a sexta, das 10h às 18h, até o dia 20 de julho.

A entrada é franca. Visitantes sem vínculo com a UFRGS precisam apresentar documento com foto na portaria do IA.

E do dia 8 a 14 de julho acontece o 21º Encontro de violoncelos do RS apresentando concertos e palestras gratuitos. As apresentações, que acontecem em vários locais de Porto Alegre, possui cunho social, educativo e cultural possibilitando que estudantes e profissionais de música aperfeiçoem seus estudos de violoncelo com professores que são referência no instrumento. Um dos objetivos é proporcionar a diversidade reunindo, além de estudantes de diversas localidades e diferentes níveis técnicos, músicos profissionais e amadores. Os professores, provenientes de diferentes países, trazem consigo novos conceitos e novas técnicas de aprendizagem aos integrantes do evento.

O Encontro promove a inclusão sócio/cultural e educativa através da integração de alunos de projetos sociais de Porto Alegre. Com a realização do 2º Concurso para Jovem Violoncelista Solista do RS, os solistas classificados se apresentarão nos concertos a serem realizados no Encontro. A organização é de Carla Bebber, Deolindo Azambuja e Rodrigo Alquati da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e a coordenação de Milene Aliverti, professora do Departamento de Música do IA.

As inscrições para as palestras e informações sobre as atividades podem solicitadas pelo e-mail encontrocellos@gmail.br. Todo o evento é gratuito.

Programação

08 de julho, segunda
09h: início da aulas na Escola de Música da OSPA
18h: concerto de Abertura com alunos da Disciplina de Prática de Orquestra da UFRGS. Solista: vencedor do 2º Concurso para Jovem Violoncelista. Coordenação: professores Fredi Gerling, Hella Frank e Camilo Simões. Local: Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202 — Centro Histórico, Porto Alegre).

09 de julho, terça
20h: concerto da Camerata da OSPA. Regência: Maestro Arthur Barbosa. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGBS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre).

10 de julho, quarta
10 de julho, quarta
12h30: recital com o violoncelista Hans Twitchell. Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, sem número — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca. Hans Twitchell é professor no Departamento de Música da Udesc. Já se apresentou nos Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, Israel, Brasil e Argentina. Auou como violoncelista principal da Orquestra Sinfônica Lubbock no Texas e da Sinfônica Oriental de Connecticut, e foi convidado do Emerson String Quartet. Também já se apresentou com a Filarmonia Catarinense no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, e em um recital de música de gambas francesa no Colóquio Quinard, em São Paulo.

19h: recital com a violoncelista Milene Aliverti. Local: Casa da Música de Porto Alegre (Rua Gonçalo de Carvalho, 22 — Independência, Porto Alegre). Entrada franca. Milene Aliverti é violoncelista, professora do Departamento de Música do IA/UFRGS e principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro (Porto Alegre – RS). Atua como coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul, que promove o intercâmbio de professores da área. Milene é formada pela Universidade Estadual Paulista, estudou na Bulgária e recebeu o título de Mestre em Violoncelo pela Universidade da Carolina do Sul (EUA). A violoncelista participa como camerista em diversas formações que realizam apresentações por todo o país. Juntamente com a pianista Lúcia Cervini, ganhou diversos prêmios com seu primeiro CD, gravado com o apoio da FAPESP.

11 de julho, quinta
19h: recital Melhores alunos da Escola da OSPA e UFRGS – selecionados no 2º concurso Escola de Música da OSPA. Local: Escola de Música da OSPA (Av. Cristóvão Colombo, 300 — Floresta, Porto Alegre).

12 de julho, sexta
20h: Concerto das orquestras de violoncelo do Encontro e com apresentação das orquestras de violoncelos do RS. Local: Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202 — Centro Histórico, Porto Alegre).

13 de julho, sábado
14h: palestra com a violoncelista Marta Brietzke. Local: Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248 — Centro Histórico, Porto Alegre).

14 de julho, domingo
17h: concerto de encerramento do 21º Encontro de violoncelos do RS com a Orquestra Jovem da OSPA. Regente: Arthur Barbosa. Solista: vencedores do 2º Concurso para Jovem Violoncelista Solista. Local: Casa da Música de Porto Alegre (Rua Gonçalo de Carvalho, 22 — Independência, Porto Alegre).

 

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)