Notícia 24 outubro, 2016

Instituto de Física promove conversa “Sincronização: de ritmo ao caos” nesta quarta

Acontece nesta quarta-feira (26), às 19h30, a conversa “Sincronização: de ritmos ao caos”, promovida pelo ciclo de eventos do Instituto de Física “Conversas ao pé do físico 2016”. O encontro acontece na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas (Avenida Praia de Belas, 1181/ 2º piso – Porto Alegre). Como ingresso, solicita-se a doação de 1kg de alimento não perecível, que será distribuído às instituições carente ao redor do Campus do Vale.

Thomas Braun, que ministra o evento, possui bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Ele abordará o fenômeno da sincronização, que significa basicamente que dois ou mais sistemas seguem o mesmo comportamento mediante uma troca de informação. O encontro conta ainda com as participações especial de Flávio Depaoli e Érico Motter Braun.

Para simplificar o assunto, serão trazidos exemplos dos sistemas capazes de oscilar: os chamados osciladores. Thomas também falará sobre o trabalho pioneiro de Christiaan Huygens (1665) sobre a sincronização de dois relógios de pêndulo em termos de dois metrônomos (o metrônomo é um “relógio” para marcar o tempo em música).

THOMAS BRAUN –  Atualmente é Professor Adjunto da UFRGS. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Além do Ensino de Física, atua principalmente nos seguintes temas: Dinâmica Não Linear, Caos Determinístico e Descarga Elétrica Luminosa.

Serviço:

“Sincronização: de ritmos ao caos”

Local: Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas (Avenida Praia de Belas, 1181/ 2º piso – Porto Alegre)
Data: 26 de outubro
Hora: 19h30
Valor: doação de 1kg de alimento não perecível

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)