Foto: Isadora Garcia
Notícia 30 agosto, 2018

Jogos movimentam tarde de oficinas no SEURS 36

Com um tempo bom e temperatura agradável, o Centro Cultural da UFRGS recebeu diversas atividades ligadas à extensão na quarta-feira pela tarde. Quem caminhava pelos corredores encontrava estandes de instituições, cursos, oficinas permanentes e provisórias e toda a interatividade que o SEURS 36 pretende proporcionar.

Foi possível aprender robótica didaticamente na oficina da equipe do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis, com os discentes Lauro Ilson Schlemper e Gabriel Ferreira Mees. Disponibilizando notebooks e robôs, os dois ensinaram como programar de forma simples e rápida e propuseram uma competição aos participantes. Este é um projeto que une alunos de cursos tecnólogos e de graduação, que participam de campeonatos por todo o país.

Em outra sala, não muito longe dali, os extensionistas podiam jogar o “Jogo da Carta da Terra”. Escrita em 1992, a declaração que dá nome ao passatempo, visa a construir, no século 21, uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Segundo a professora de ciências biológicas do Instituto Federal do Paraná, Karina Dias Espartosa, “esse é um jogo essencialmente cooperativo, que perpassa pelos princípios mais básicos da natureza e tenta unir os competidores, mostrando que todos juntos podem salvar o planeta”. Junto com ela, também ministrou a atividade, a estudante de ciências biológicas, Monica Toshie Susuki Oshika.

Com a proposta de orientar as pessoas a pensarem a longo prazo, o professor de ciências econômicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Wolney Roberto Carvalho, desmistificou, de forma dinâmica, a análise econômico-financeira pessoal. Há 5 anos, o projeto que é voltado para a comunidade de baixa renda de Foz do Iguaçu, visa contribuir para que essas classes melhorem seu orçamento pessoal.

A oficina “Eletromagnetismo no cotidiano”, faz parte de uma atividade de extensão da Universidade Federal do Paraná, que se propõe a oferecer cursos de formação continuada para professores de escolas públicas. Durante a ação, os participantes aprenderam como usar materiais simples do dia a dia para aplicarem a física.  E em outro espaço foi possível trabalhar a promoção à saúde junto com a demanda dos movimentos sociais, com a professora Jane Kelly Oliveira Friestino, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)