Foto: Gisele Endres
Notícia 13 setembro, 2016

Kiusam de Oliveira é destaque do Encontro de Extensão no Salão 2016

Na tarde desta terça-feira (13) aconteceu o Encontro de Extensão dentro da programação do XVII Salão de Extensão da UFRGS. A atividade contou com a presença de Kiusam de Oliveira, ativista do movimento negro, autora de livros infantis, coreógrafa, pesquisadora e membro da Secretaria de Educação de Diadema, município paulista.

A Pró-Reitora de Extensão Sandra de Deus fez a introdução do encontro. Em sua fala, destacou que esta é a primeira vez que o Encontro recebe uma mulher para fazer a fala principal do evento e isto “reveste de grande importância o momento”. Segundo Sandra de Deus, a escolha de Kiusam se deu “pelo, brilhantismo, pela militância, pela formação acadêmica e militante”.

Durante a fala, Kiusam demonstrou sua versatilidade: em alguns momentos mais lúdicos, demonstrou capacidade de falar com as crianças; em outros, a força de quem é militante do movimento negro há mais de três décadas. Kiusam é conhecida nacionalmente por ter obras de literatura infantil que visam o empoderamento e autoconhecimento de crianças negras no Brasil. Para ela “as artes são como instrumentos que nas mãos de quem entende conseguem transformar vidas”.

O processo de construção do Brasil e as relações com a população negra e seus direitos foram o tema principal de sua participação no Salão de Extensão. Para ela, é preciso “ultrapassar as barreiras do racismo e da educação racista no Brasil”, como ações que trabalham neste sentido ela destacou as ações afirmativas nos processos seletivos das universidades e também os NEAB’s (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas).

Ao término do encontro, Kiusam de Oliveira participou da gravação de uma entrevista para o Extensão em Foco, programa de rádio da Pró-reitoria de Extensão, veiculado na Radio da Universidade (AM 1080) todas as sextas-feiras às 13h.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)