Foto: Divulgação
Notícia 21 agosto, 2017

Projetos de Extensão Lobogames e Atelier Pedagógico Bilíngue presentes na formação de Professores

O Projeto de Extensão Lobogames esteve presente na Formação de Professores, nos meses de julho e agosto, nos municípios de Arroio dos Ratos e de Nova Santa Rita. Os encontros reuniram professores da rede municipal que vivenciaram as diferentes modalidades de jogos lógicos de tabuleiro e foram desafiados a pensar possibilidades e alternativas de propor estas atividades em suas aulas.

Na última quinta-feira (17 de agosto) a equipe do Projeto de Extensão Lobogames esteve presente na Feira do Livro de Nova Santa Rita. O espaço da feira foi ocupado pelas lonas e garrafas coloridas do Lobogames. As crianças e os adolescentes das escolas que visitaram a Feira interagiram com as diferentes modalidades dos jogos.

Foto: Divulgação/LoboGames

Foto: Divulgação/Formação de professores Arroio dos Ratos

Foto: Feira do Livro em Nova Santa Rita

Foto: Divulgação/Feira do Livro em Nova Santa Rita

Já no dia 18 de agosto (sexta-feira) foi a vez do Projeto de Extensão Atelier Pedagógico Bilíngue, que se reuniu com os educadores e os alunos da Escola Comcola da Comunidade Quilombola Morada da Paz. Foi realizado neste dia um encontro de saberes entre culturas, línguas e história de nossos povos.  A língua de sinais foi compartilhada com a participação do professor da Faced Claudio Mourão, coordenador do projeto Arte de Sinalizar.  A turma da UFRGS  deixou um pouquinho de suas experiências, com relação a educação bilíngue de surdos, mas trouxe muito conhecimento compartilhado pelos  “educamores” – professores da Escola Comcola.

O Atelier Pedagógico Bilíngue, pela composição de sua equipe, se propõem a compor em diferentes intervenções experiências linguísticas efetivas entre surdos e ouvintes na constituição de espaços lúdicos e criativos de aprendizagem da Língua de Sinais. Na experimentação é possível, no diálogo com os protagonistas deste Atelier, promover experiências linguísticas para diferentes aprendizagens, diferentes saberes e diferentes sujeitos.

“Seguimos, no entendimento que através da extensão universitária estaremos cumprindo nosso papel de Universidade Pública”, ressalta Liliane Ferrari Giordani (responsável pelos projetos).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação/ Escola Comcola

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)