Foto: El Furgón
Notícia 31 outubro, 2017

Melike Yasar participa de eventos sobre “A Revolução das Mulheres no Curdistão”

O Núcleo Indisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM), ligado ao Instituo de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, promoverá dois encontros com a Representante do Movimento de Mulheres Livres do Curdistão, Melike Yasar. Os eventos abordarão A Revolução das Mulheres no Curdistão sob perspectivas diferentes.

Em meio à guerra existe uma revolução política, social e econômica que tem como centro a luta antipatriarcal. O Curdistão é o palco deste processo que traz à luz um novo modelo político chamado Confederalismo Democrático, o qual está embasado em uma epistemologia feminista: a jineologî, ciência das mulheres. Nas palestras, Melike Yasar aproximará o público desse processo revolucionário que ocorre em Rojava, em que as mulheres são a base para a transformação social e a principal força na luta contra o Estado Islâmico.

A primeira conversa acontece no dia 6 de novembro, às 17h, no Auditório da Faculdade de Economia (Av. João Pessoa, 52 – Campus Centro). A segunda, no dia 9 de novembro, às 18h30, no Miniauditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43311 – Campus do Vale), e requer inscrição via preenchimento de formulário eletrônico.

Para mais informações, acesse o site da Universidade ou entre em contato pelo e-mail niem.ufrgs1984@gmail.com.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)