Foto: Isadora Garcia
Notícia 16 outubro, 2018

Minicurso com Humberto Tommasino discute o papel da extensão na formação dos estudantes latino-americanos

Professor da Faculdade de Veterinária da Universidad de La República (Uruguai) e dono de ampla trajetória na extensão universitária, Humberto Tommasino ministrou, nesta terça-feira (16), o Minicurso Extensão Crítica. A atividade ocorreu no Auditório Celso Pedro Luft, no Instituto de Letras, e foi o destaque da tarde de trabalhos do XIX Salão de Extensão.

No minicurso, Tommasino discutiu o papel da extensão na formação dos estudantes e os desafios de ampliá-la neste processo. “Temos que incorporar à extensão processos críticos e dialógicos com as comunidades”, defendeu o uruguaio. “É preciso que este modelo integre a extensão no currículo regular, cotidiano, dos cursos de graduação dos estudantes em nossas universidades. Não podemos esperar o último ano de formação dos alunos para integrar os estudantes à extensão universitária”, explicou.

O modelo de extensão defendido por Tommasino baseia-se no compromisso social das universidades e na ideia de que a extensão é crítica, dialógica e popular. Para ele, a extensão crítica pressupõe dois questionamentos básicos: para quem as universidades trabalham ao realizar extensão e como realizar este diálogo de saberes entre as instituições de ensino e as comunidades. “Na América Latina, o discurso tem sido muito bonito. Na hora de fazer, no entanto, não temos um guia metodológico”, frisou Tommasino. “O grande processo de formação dos estudantes dentro das nossas universidades segue ocorrendo dentro da sala de aula”, completou.

Humberto Tommasino será também o destaque do Encontro de Extensão, que ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 14h, no Solarium do Instituto de Letras. Ele é um dos três observadores externos do XIX Salão de Extensão, ao lado do paraguaio Juan Carlos Molinas Cáceres, presidente da União Latino-Americana de Extensão Universitária, e Daniel Castelan, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)