Imagem: Divulgação
Notícia 1 agosto, 2018

Mostra “50 tons de Noir” é exibida durante o mês de agosto na Sala Redenção

Inicia-se nesta quarta-feira (01 de agosto), na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS (Av. Eng. Luiz Englert, s/n – Campus Central/UFRGS), a maratona de exibição de clássicos do film noir, das décadas de 1940 e 1950, e obras que mostram como esse gênero se transformou e se adapta aos que são chamado neo noir.

O movimento cinematográfico noir é marcado pelo seu forte estilo, que reflete as tensões e inseguranças do pós-guerra americano, com uma atmosfera de medo, desconfiança e corrupção sempre presentes na alma do filme. Cada personagem tinha características que refletiam o pior da sociedade americana da época, como uma forma de mostrar um país sem moral nem justiça.

Durante todo o mês de agosto, a Sala Redenção reservou dois horários, às 16h e às 19h, para exibir dez dos filmes, intitulados, noir: Sombras do Mal (1950), ambientado no mundo das lutas clandestinas cujo protagonista entra de cabeça; Gilda (1946), sobre jogos de azar e cassinos ilegais; Do Lodo Brotou Uma Flor (1947), de Robert Montgomery, que mostra um ex-combatente americano procurando um gângster mexicano (cujo ator foi o primeiro hispânico a receber uma indicação ao Oscar na sua categoria) afim de chantageá-lo, e um agente do FBI também o caçando;   No Silêncio da Noite (1950), uma narrativa sobre um roteirista suspeito de ter assassinado sua colega e, ao mesmo tempo, sobre a própria Hollywood; e, por fim, Um Corpo que Cai (1958), considerado pela revista Sight and Sound, do Festival de Cinema Britânico (BFI), como o melhor filme de todos os tempos.

Representando os diferentes filmes que foram inspirados pelo movimento, serão exibidos, também, os neo noir.

Confira a programação completa através do site do DDC.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)