Notícia 22 dezembro, 2015

Museu da UFRGS fecha o ano com atividades especiais

No último mês de 2015, o Museu da UFRGS encerrou suas atividades com importantes eventos: a exposição “Meninas do Quarto 28”, o 1º Encontro do comitê UFRGS Cais Mauá e a entrega do CD “Kanhgág ag vi omã mág ki: Vozes kaingang na aldeia grande”.

“Meninas do Quarto 28”

Após passar por diversos países da Europa, Israel, São Paulo e Brasília, o Museu da UFRGS recebeu a exposição “Meninas do Quarto 28” durante os meses de novembro e dezembro. A mostra retrata o dia a dia de meninas judias que foram confinadas no gueto de Theresiendstadt, na então Tchecoslováquia, durante a invasão alemã sofrida pelo país na Segunda Guerra Mundial.

A exposição reuniu desenhos das crianças e uma réplica de seu alojamento. O gueto de Theresiendstadt, antiga fortaleza a 60km de Praga, serviu de prisão para artistas, cientistas, músicos, intelectuais e outros judeus. O grupo de meninas judias relembrado pela exposição viveu nesse gueto, no alojamento L410, quarto 28. Os artistas utilizaram seus conhecimentos para proporcionar às meninas atividades de pintura, desenho e música, além de aulas de matemática, história e geografia. Assim, proporcionaram momentos de esperança e alívio às crianças, tentando evitar que suas vidas fossem devastadas pela guerra. As produções servem como registro dessa história e dos primórdios da arteterapia. Reunidas pela jornalista e escritora Hannelore Brenner, esses documentos deram origem ao livro e à exposição itinerante As Meninas do Quarto 28.

Com comitê curatorial composto por Dodi Chansky, Karen Zolko e Roberta Sundfeld, As Meninas do Quarto 28 foi chancelada pela ONU e escolhida pela União Europeia, em 2013, para a homenagem no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

1° Encontro do comitê UFRGS Cais Mauá

No dia 07 de dezembro, o Museu da UFRGS sediou o primeiro encontro do Comitê UFRGS Cais Mauá. O comitê pretende motivar a comunidade acadêmica a participar do debate sobre o polêmico projeto “Revitalização do Cais Mauá”.  A proposta é examinar e apresentar à sociedade diversas análises sobre aspectos ambientais, antropológicos, arquitetônicos, econômicos, históricos, jurídicos e políticos.

Entrega do CD “Kanhgág ag vi omã mág ki: Vozes kaingang na aldeia grande”

Aconteceu no dia 08 de dezembro a entrega da edição comemorativa dos 10 anos do CD “Kanhgág ag vi omã mág ki: Vozes kaingang na aldeia grande”, no Museu da UFRGS. O CD é um registro de expressões musicais da cultura kófa. O material é destinado aos estudantes da rede municipal de Porto Alegre e também ao grande público.

 

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)