Imagem: Divulgação
Notícia 29 outubro, 2018

Museu da UFRGS recebe evento de lançamento de livro e promove workshop

Nesta e na próxima semana, o Museu da UFRGS recebe dois eventos.

Nesta terça-feira (30), o Museu da UFRGS (Avenida Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro) realiza o evento de lançamento do livro O centauro e a pena: Barbosa Lessa e a invenção das tradições gaúchas, de Jocelito Zalla. A atividade ocorre às 18h30 e é aberta ao público.

O livro de Zalla  aborda o papel da literatura na construção de uma identidade política gaúcha para o Rio Grande do Sul, através da obra ficcional de Barbosa Lessa. O livro desperta interesse de diversos tipos de leitores. Para o público não especializado, mas interessado nos temas de tradição e da história sul-rio-grandense, é um passeio pelas circunstâncias que mediaram a criação do movimento tradicionalista, por Barbosa Lessa e Paixão Cortes, em pleno cenário urbano dos anos 1950. Para os acadêmicos de História e afins, é uma aula de escrita meticulosa no manejo das fontes e das teorias sobre biografismo e representação, que permitem enxergar a complexidade da construção de um movimento cultural e de uma figura intelectual como Barbosa Lessa. Mais informações podem ser encontradas no site da Editora UFRGS.

Já na próxima segunda-feira (5), das 9h às 12h, a especialista em Acessibilidade e Comunicação Josélia Neves ministra o workshop Sound painting and word touching: pintando com as palavras, descobrindo com as mãos e sentindo com a alma. Graduada em Línguas Modernas e Literatura, Josélia possui mestrado e PhD em estudos de tradução com uma tese sobre legendas para surdos e pessoas com dificuldades auditivas. As inscrições podem ser feitas por formulário online.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)