Imagem: Divulgação
Notícia 24 setembro, 2018

Museu/UFRGS recebe exposição sobre o desenvolvimento da fala nas crianças

No dia 27 de setembro (quinta-feira), às 17h30, o Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Central, Porto Alegre) recebe a Exposição A Criança na Língua: Passo a Passo. Através de painéis informativos, vídeos, áudios e ilustrações, a mostra permite que o público siga o desenvolvimento da criança na aquisição de sua língua materna desde as primeiras vocalizações até as frases mais complexas. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Independentemente das línguas que as cercam em sua infância, da preocupação da família com o que fala, da escolarização dos pais e do interesse pelos sons, as crianças adquirem sua língua materna muito rapidamente, sem instrução direta e com uma progressão constante durante os três primeiros anos de vida. Por trás deste processo, pesquisadores tentam compreendem o mistério que envolve a aquisição da linguagem pela criança. Perguntas como “a partir de quando pode-se dizer que elas dominam as habilidades que precisam para compreender e usar a linguagem?”, “a explicação para essa rapidez estaria na natureza biológica, no aspecto sociocultural ou em ambos?” e “o que acontece quando uma criança é confrontada a duas ou mais línguas?” perpassam os estudos das áreas de Psicolinguística, Psicologia e Neurolinguística.

A Criança na Língua surge da parceira entre a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Consulado da França em São Paulo e a Universidade Paul Valéry (França). Seu objetivo é divulgar, ao público, análises do campo de Aquisição da Linguagem para aproximá-las de pais, professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros interessados na área. Sendo itinerante, a mostra percorrerá diferentes instituições no Brasil e na França. A previsão é que as obras fiquem expostas até o dia 31 de outubro no Mezanino do Museu da UFRGS.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)