NovembroNegronaUFRGS2018
Notícia 6 novembro, 2018

UFRGS realiza o Novembro Negro 2018

Resistência, equidade e conhecimento. Esses são três dentre muitos elementos balizadores do Novembro Negro na UFRGS 2018. Embora já se refletisse na Universidade sobre as demandas dos negros e negras desde a década de 70, foi a partir de 2017 que se passou a organizar uma agenda unificada nesse mês, com o objetivo de fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial no ambiente acadêmico. Com a organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB-UFRGS), diversas unidades acadêmicas e administrativas, grupos de estudo e coletivos da Universidade realizam uma série de atividades para comemorar os avanços e refletir sobre as demandas da população negra, reafirmando a necessidade de sua (re)existência na sociedade.

Centro e trinta anos após a abolição da escravatura, não são poucas as necessidades dos negros e negras no Brasil. Muitas mudanças passam pelo campo da educação. Por isso, serão realizados seminários, palestras, aula aberta, mostras fotográficas, exibição de filmes, rodas de conversa, cursos, intervenção cênica, apresentação de dança, lançamento de livro, programas de rádio, entre outras atividades, com o intuito de imergir nessa temática. Além disso, no Dia Nacional da Consciência Negra, estudantes, servidores (docentes e técnico-administrativos) e funcionários terceirizados protagonizarão uma foto emblemática. Ano passado, essa atividade reuniu cerca de 300 pessoas, em um registro impensável há uma década, quando não havia ações afirmativas na UFRGS.

A foto coletiva intitulada “Sim, representatividade importa”, ocorrerá na terça-feira, dia 20 de novembro, às 12h, na frente da Reitoria, no Campus Centro. Em caso de chuva, o registro será feito no palco do Salão de Atos.

Confira aqui a programação completa do Novembro Negro na UFRGS 2018.

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)