Notícia 13 março, 2020

Nota sobre a suspensão das atividades artístico-culturais do DDC-UFRGS (coronavírus)

O Departamento de Difusão Cultural da UFRGS informa que em razão da situação de pandemia mundial do coronavírus (COVID-19) a UFRGS criou o Plano de Contingenciamento com membros do corpo técnico da universidade nesta quinta-feira, 12. A primeira diretriz do documento elaborado pelo grupo recomenda a suspensão de várias atividades, dentre elas todos os eventos artísticos e culturais, a partir de 13 de março de 2020.

Desta forma, o DDC-UFRGS esclarece que:

  • Todas as atividades artístico-culturais realizadas nos equipamentos culturais que o DDC administra (Centro Cultural da UFRGS, Sala Redenção – Cinema Universitário, Galeria Maria Lucia Cattani, Salão de Festas e Sala Fahrion) estão suspensas por tempo indeterminado;
  • Os eventos locados no Centro Cultural da UFRGS estão suspensos por prazo indeterminado e sujeitos a negociações posteriores de datas quando houver a permissão de retomada das atividades pela Reitoria da Universidade;
  • As negociações com os parceiros e organizadores de eventos em geral ocorrerão por meio eletrônico, via:
    • Reuniões pessoais deverão ser previamente autorizadas pela diretora do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Cláudia Boettcher, por e-mail ou telefone (51-33081981);
  • As visitações ao Centro Cultural da UFRGS, Sala Fahrion, Sala Redenção e Salão de Festas estão suspensas ao público externo. A permissão para a entrada nestes espaços culturais estará restrita exclusivamente à equipe de funcionários, bolsistas e terceirizados vinculados ao Departamento de Difusão Cultural da UFRGS;
  • Os organizadores de projetos culturais e eventos nos equipamentos culturais citados, entidades parceiras e demais membros associados à programação cultural desenvolvida no âmbito do DDC-UFRGS serão informados sobre a decisão de suspender todas as atividades artístico-culturais por prazo indeterminado;
  • O cronograma estabelecido no Edital do Centro Cultural será alterado nos próximos dias, sendo publicada a sua retificação no site oficial do Centro Cultural (https://www.ufrgs.br/centrocultural/edital/) e do DDC-UFRGS (www.difusaocultural.ufrgs.br).

Confira abaixo o documento elaborado pelo comitê da UFRGS responsável pelo Plano de Contingenciamento

DIRETRIZES DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DA UFRGS

Recomendações

  1. Os membros da comunidade universitária (alunos, docentes e técnicos administrativos) com febre e sintomas respiratórios, provenientes de área com transmissão local nos últimos 14 dias, não devem vir para a Universidade e, sim, procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, evitando comparecer a hospitais
  2. Os membros da comunidade universitária (alunos, docentes e técnicos administrativos) com febre e sintomas respiratórios e que tenham tido contato próximo com pessoa com diagnóstico ou suspeita de infecção por coronavírus não devem comparecer à Universidade e devem buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
  3. Devem ser canceladas as viagens não essenciais (dentro do país e para o exterior) de docentes, discentes e técnicos administrativos.
  4. Os integrantes da comunidade universitária (alunos, docentes e técnicos administrativos)que pertençam aos grupos vulneráveis às formas mais graves (idosos, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos e imunossuprimidos em geral), mesmo quando não retornados de viagens, poderão trabalhar remotamente e ter modificadas as atividades, visando minimizar sua exposição ao vírus.
  5. Deve ser evitado o uso do ar-condicionado e mantidas as janelas abertas, sempre que possível, em todos os locais.
  6. Os docentes devem fazer uma avaliação de quais atividades de suas disciplinas poderão ser feitas a distância, caso haja interrupção das atividades essenciais.
  7. É importante reforçar as medidas de higiene antes do acesso aos Restaurantes Universitários, como a lavagem frequente das mãos. Ao espirrar ou tossir, é recomendado utilizar lenço descartável, ou, ainda, tapar a boca com o braço, evitando usar a mão, que, em contato com objetos e superfícies, pode ser um vetor para a contaminação. Também se recomenda evitar conversas em frente ao buffet.
  8. Não utilizar bebedouros e, sim, utensílios individuais.

Determinações

  1. Suspender todas as atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Neste momento, excetuam-se as cinco formaturas já agendadas. Recomenda-se, no entanto, às pessoas que estejam com sintomas da doença ou que tenham contato próximo com alguém que esteja com sintomas, que evitem comparecer às solenidades. Destaca-se que as produtoras transmitem ao vivo a cerimônia pela internet.
  2. Cancelar férias de docentes e técnicos administrativos, quando seu trabalho for considerado essencial para o enfrentamento da pandemia.
  3. O Comitê, em caráter permanente, revisará as orientações, conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas pelos canais oficiais da Universidade.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)