Notícia 6 novembro, 2017

Novembro Negro na UFRGS terá foto coletiva

Foi a partir de 2007 que os negros oriundos de escolas públicas conquistaram o direito de ingressar na UFRGS através das cotas. Uma década depois, 5.501 estudantes (autodeclarados pretos ou pardos) já ocuparam os bancos da Universidade, vencendo a luta contra a histórica exclusão dessa etnia.

Para comemorar essas conquistas e lembrar todas as outras que ainda são necessárias, sobretudo a permanência em uma instituição de ensino público, será feita uma foto coletiva com todos os negros da UFRGS, incluindo alunos, técnico-administrativos, professores e funcionários terceirizados, cotistas ou não. A foto, intitulada “Sim, representatividade importa”, ocorrerá na segunda-feira, dia 20 de novembro, às 12h30, na frente do prédio da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).

A iniciativa integra o Novembro Negro na UFRGS, que busca dar visibilidade às minorias e estimular o diálogo em torno de assuntos relevantes que nem sempre conseguem o merecido reconhecimento. Desde o vestibular de 2008, conforme a Coordenadoria de Ação Afirmativa (CAF), 500 alunos cotistas colaram grau. Atualmente, há 3.540 discentes matriculados e, além disso, já ocorreram concursos para docentes e técnicos também com reserva de vagas para candidatos Autodeclarados Negros (pretos ou pardos).

O Novembro Negro é uma iniciativa da Faculdade de Educação (Faced), Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF), Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT), Instituto de Letras, Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS), Coletivo de Negras e Negros Faced, Colégio de Aplicação, via Projeto de Extensão Diversidade e Escola no Espaço Metropolitano, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED), Instituto de Artes, Comunidade Morada da Paz, Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), Instituto de Letras, Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva, Instituto de Psicologia, através do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX), Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS) e Clínica de Atendimento Psicológico.

Para participar do evento, acesse a página no Facebook.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)