Imagem: Pixibay
Imagem: Pixibay
Notícia 16 junho, 2017

Números e Buracos Negros são temas das palestras de junho do Instituto de Física

O Instituto de Física da UFRGS segue com programação de palestras para o mês de junho, sobre diferentes fenômenos. No dia 22, às 19h30, “Buracos Negros e Ondas Gravitacionais” dará continuidade ao XII Ciclo de Palestras do Instituto de Física, no Auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (Rua Uruguai, 155 – 14º andar ) e no dia 28, também às 19h30, a palestra “Números: como lidamos e somos enganados por eles” acontecerá na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas (Avenida Praia de Belas, 1181) e faz parte das Conversas ao Pé do Físico.

Será solicitado como ingresso a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos, ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS. Haverá emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS, e para a palestra no BRDE, o estacionamento Garagem Mauá (Av. Mauá, 1263) terá preço promocional de r$ 10,00 durante todo o período da atividade.

confira abaixo detalhes sobre a programação:

  • Buracos Negros e Ondas Gravitacionais:  Nesta palestra serão abordados os fundamentos da dinâmica de buracos negros, bem como alguns detalhes da descoberta realizada pela colaboração do Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO) e as perspectivas para o recém inaugurado campo da Astronomia de Ondas Gravitacionais.

Palestrante: Guilherme Gonçalves Ferrari, que de 2012 a 2014 fez estágio de doutorado no Leiden Observatory, na Holanda, onde desenvolveu pesquisa na área de astrofísica computacional sob supervisão do Professor Simon Portegies Zwart.

  • Números: como lidamos e somos enganados por eles: Números associados a eventos cosmológicos, tempo geológico, moléculas em um gás, etc., estão muito além da nossa compreensão. Nesta palestra vamos ilustrar várias destas situações e discutir seus perigos e consequências.

Palestrante: Jeferson Arenzon, que tem experiência na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, atuando principalmente em sistemas fora do equilíbrio e com dinâmica lenta (crescimento de domínios, vidros de spin e estruturais, sistemas granulares), mas também em teoria de jogos e sistemas carregados. É também produtor/apresentador do podcast de divulgação científica “Fronteiras da Ciência”, retransmitido por várias rádios nacionais e internacionais.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)