O espetáculo tem como tema o livro "O Diário de Anne Frank" - Foto: Divulgação
Notícia 1 setembro, 2016

Peça “O Anexo Secreto” é exibida na Sala Qorpo Santo

O Espetáculo “O Anexo Secreto” é uma atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS e é promovido pelo Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, pelo Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e pela Pró-Reitoria de Pesquisa. As apresentações iniciam no dia 14 de setembro e ocorrem durante as quartas-feiras de setembro, às 12h30 e às 19h30, na Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, sem número, ao lado do Cinema Universitário – Sala Redenção – Campus Central da UFRGS). A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita.
O espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado no livro “O Diário de Anne Frank”, escrito por Anne durante o período em que passou com sua família escondida dos nazistas no anexo de uma casa, procura transportar o público para outro espaço-tempo, a partir de imagens, sonoridades e relações que tiram o espectador de sua zona de conforto. A história se desenrola quando família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo. Poucos anos depois, as tropas de Adolf Hitler expandem seus domínios pela Europa, obrigando muitas pessoas a se refugiarem em outros continentes. Anne Frank, seus pais e sua irmã, impossibilitados de fugir do país, escondem-se em um anexo secreto de uma loja de temperos onde o patriarca da família trabalhava até então. No anexo, se encontram confinados e forçados a conviver com outra família que também busca ali uma chance de sobreviver à Guerra.
Através de suas novas experiências e de seus desentendimentos com os demais integrantes do anexo, Anne é obrigada a lidar com o contexto social da época e com conflitos gerados por essa nova realidade, que interrompem a sua liberdade de adolescente e provocam um amadurecimento e uma maior percepção a cerca da sociedade. A encenação aborda temas como a liberdade e a privação da identidade social do indivíduo, para fazer com que o espectador reflita sobre os dias atuais, marcados também pela intolerância religiosa e pela discriminação, elementos que, uma vez reunidos, deram início à maior atrocidade humana já registrada.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)