Foto: Acervo Programa "Quem Quer Brincar"
Notícia 4 outubro, 2019

O Programa de Extensão “Quem quer brincar?” é um dos finalistas do Prêmio Educação RS 2019

“Quem quer brincar?” é um programa de Extensão da Faculdade de Educação da UFRGS, que há 20 anos auxilia na formação docente visando uma educação mais cidadã e inclusiva. Coordenado pela professora Tânia Fortuna ao longo desse período, “Quem quer brincar?” concorre ao prêmio do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (SINPRO/RS) na modalidade projeto. Os critérios que nortearam a escolha da Comissão Julgadora foram o compromisso com a educação de qualidade; o desenvolvimento da cidadania; a democratização da sociedade e o acesso da população ao conhecimento e à educação, e a relação das propostas educacionais com a comunidade.

Em homenagem ao Dia do Professor, celebrado neste mês de outubro, é feita a entrega do troféu Pena Libertária, composto por três categorias: Profissionais da Educação, Projetos e Instituições. Os três pré-selecionados de cada categoria vão para a votação feita pelo site do Sinpro/RS até o dia 08 de outubro. A divulgação dos ganhadores será dia 10 e a premiação ocorrerá no dia 18 desse mês. Segundo a coordenação do Programa, “desde a indicação à premiação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sentimo-nos vitoriosos pelo reconhecimento do trabalho realizado. A escolha da Comissão Julgadora, tendo em vista os critérios que nortearam sua decisão, só aumenta a nossa consciência da importância de formar para brincar e para valorizar o brincar. É a vitória do brincar!”

O Programa de Extensão “Quem Quer Brincar?” realiza um conjunto de ações de formação continuada na área da Educação que desenvolve atividade teórico-prática de formação pedagógica para docentes de Educação Infantil, do ensino Fundamental, do ensino Médio e Superior, além de educadores, leigos, atendentes e monitores de creches, técnicos e especialistas em Educação e estudantes das licenciaturas, e também da pós-graduação. A sua estrutura compreende uma Brinquedoteca com um acervo de 5.192 jogos, brinquedos e materiais ludopedagógicos, resultado de doações e de criações próprias, e que realiza em torno de 1.500 empréstimos por ano.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)