Foto: Ajale/Pixabay
Notícia 17 março, 2017

Projeto Costurinhas na comunidade Mário Quintana trabalha concentração e criatividade na infância

O Projeto Costurinhas surgiu de um website criado para a cadeira de Mídias, Tecnologias Digitais e Educação, pela aluna de pedagogia Ester Julice Santos Bastos. Com o apoio do ministrante da cadeira, o professor Marcelo Magalhães Foohs, a oficina de costuras para crianças saiu do papel para virar um projeto de extensão.  Segundo o professor, o projeto chamou atenção pela valorização da “autoria”, conceito que eleva o engajamento no processo de aprendizagem, na medida em que possibilita a produção de algo pelo qual as crianças se orgulhariam de fazer. O processo de socialização promovido pelas atividades também foi um fator que influenciou o interesse do professor Marcelo em transformar a ideia em algo prático.

O tema “A fazenda do Mário” faz alusão a Mário Quintana como escritor e também é o nome do bairro onde as aulas aconteciam todos os sábados, em um espaço cedido. As crianças produziram animais de tecido para realizarem um teatro no final do projeto.  O curso teve duração de três meses, tendo início em setembro de 2016 e término em dezembro do mesmo ano. Quinze vagas foram oferecidas, mas a repercussão das aulas fez com que mais crianças integrassem a turma.

A escolha do local, além de ser o bairro onde reside Ester, foi também pelo conhecimento do alto índice de criminalidade na comunidade e como cada vez mais as crianças estavam voltadas a esta perspectiva de vida. O Costurinhas foi tão bem aceito pelos moradores que até as mães participavam das aulas, trazendo alimentos para confraternizar, o que gerou um espaço harmonioso de convívio.

A arte da costura para crianças promove o desenvolvimento da criatividade, da concentração, da motricidade fina e ameniza o estresse e a ansiedade, aspectos que foram observados pelo professor Marcelo e por Ester ao longo das aulas. Crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração melhoraram significativamente. Devido ao retorno positivo e sucesso do Costurinhas, eles pretendem lançar em abril o Costurinhas 2, com tema inspirado na canção “Aquarela” de Toquinho e Vinicius de Moraes, montando uma história com personagens que possam ser confeccionados pelas crianças.

Fotos, moldes das costuras e mais informações sobre o Costurinhas se encontram no site do projeto.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)