Foto: divulgação
Notícia 3 maio, 2017

Oficina de percussão com professor nigeriano integra 5ª Semana da África

No dia 26 de maio, integrando a programação da 5ª Semana da África da UFRGS, acontecerá a oficina “Eré èwe – Vivências de Percussão”, com o nigeriano Ìdowú Akínruli. A atividade será realizada em duas sessões, das 8h30min às 10h e das 10h15min às 11h30min, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central, ao lado da Reitoria). As inscrições são gratuitas e abertas ao público, inclusive grupos escolares, e estão disponíveis até o dia 10 de maio,  pelo e-mail neab@ufrgs.br.

A oficina procura promover a experiência e desenvolver a autonomia musical dos participantes na arte da percussão através dos conhecimentos fundamentais – técnicas, histórias, instrumentos e ritmos – possibilitando esta vivência como experiência artística, cultural, física e de saúde. Assim, pretende-se aproximar os participantes, para seu desfrute e conhecimento, a sonoridade presente no oeste africano – ou África ocidental – percussão e seus fundamentos, mostrando os ritmos tradicionais ali presentes, através daquilo que compõe o universo musical tradicional deste continente: a percussão, a dança e suas histórias.

Ìdowú Akínruli é nigeriano e reside há cinco anos no Brasil. Como Músico – percussionista e baterista – e dançarino, atuou em diversos grupos culturais, além de ser educador com bagagem artística respeitada em seu país de origem. Para mais informações, acesse o site da UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)