Foto: https://goo.gl/s8cSDP
Notícia 19 julho, 2017

Orquestra de Alto-Falantes da UFRGS se apresenta nesta quinta

No dia 20 de julho, às 17h30, acontecerá a estreia de composições de música acusmática para a Orquestra de Alto-Falantes da UFRGS. O evento trará as composições “Fragmentos” (2017), de Marcelo Zimmermann, “Pong” (2017), de Daniel Lumertz, e “Percusmática” (2015), de Carlos Bartnicki Tort. A apresentação será realizada na Sala dos Sons (Av. Paulo Gama, 110, 2º andar da Reitoria – Campus Centro), com entrada franca.

A música acusmática, ou eletroacústica, é um gênero musical composto em estúdio ou com o auxílio da tecnologia que se alinha dentro da linguagem da música contemporânea erudita. Originado de técnicas provindas da música concreta e eletrônica, esse segmento propõe novas estratégias composicionais, estruturais e estéticas, as quais diferem das encontradas na composição da música instrumental. O ouvinte que comparece a um concerto de música eletroacústica necessita de um novo critério de percepção diferente daquele acostumado com escalas, relações harmônicas, altura e padrões rítmicos constantes.

A Orquestra de Alto-Falantes integra o Centro de Música Eletrônica (CME), núcleo do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, coordenado pelo professor Eloy F. Fritsch. O CME consiste em um complexo de laboratórios destinados ao ensino, à pesquisa e à extensão em composição auxiliada pela tecnologia eletrônica.

Sobre os compositores:

Marcelo Zimmermann – natural de Novo Hamburgo, onde iniciou seus estudos em música desde cedo, é bacharelando em Composição Musical pela UFRGS. Compositor e multi-instrumentista, inseriu-se no contexto da Música Eletroacústica de forma autodidata, consolidando sua técnica composicional na Universidade. Atualmente é aluno do Prof. Eloy F. Fritsch e tem desenvolvido suas atividades no ramo da Música Eletroacústica.

Daniel Lumertz – compositor gaúcho, iniciou os seus estudos musicais aos 14 anos. Participou de bandas como pianista/tecladista até os 18 anos, quando começou a se dedicar à música de concerto. Em 2015, iniciou os estudos Música com foco em Composição na UFRGS, com o Maestro Antonio Borges-Cunha. Recebeu o prêmio do 2º Concurso de Composição Erudita Gramado in Concert, com a obra “Volátil” para Orquestra Sinfônica, em 2017.

Carlos Bartnicki Tort – percussionista e compositor, graduou-se em percussão na UFSM na classe dos professores Ney Rosauro e Gilmar Goulart. Prosseguiu seus estudos de percussão no Conservatório de Estrasburgo (França,) com Emmanuel Séjourné. Mestre em composição pela UFRGS sob orientação do prof. Antônio Carlos Borges-Cunha, é timpanista solista da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro (Brasília) e co-fundador do Grupo de Percussão K-TZ.

Para mais informações, acesse o site do IA/UFRGS ou pelo número (51) 3308 4318.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)