Menu fechado

Orquestra do IA apresenta serenata durante atividade virtual da PROREXT nesta segunda (22)

Março de 2020 foi o mês no qual a maior pandemia dos últimos 100 anos chegou ao Brasil, mas também foi o mês de nascimento de um projeto que dá vida a quem tem de ficar em casa para cumprir o distanciamento social: a Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS. Criado no dramático contexto da Covid-19, o projeto, que está perto de completar seu primeiro ano de atividades, é a apresentação cultural convidada da Vem pra Extensão!, a semana de apresentação da Extensão UFRGS promovida pela PROREXT entre esta segunda (22) e sábado (27). A música será disponibilizada no canal da PROREXT no YouTube às 18h desta segunda-feira.

Para este momento especial de apresentação da Extensão da Universidade, a orquestra lançará de maneira virtual a música Serenata para Orquestra de Cordas, do compositor russo Vasily Kalinnikov. A escolha não se deu por acaso: Kalinnikov morreu em 1901, aos 35 anos, de tuberculose. Uma doença respiratória, como a Covid-19, que já tirou a vida de quase 250 mil brasileiros: “naquela época, era algo muito comum músicos falecerem de doenças respiratórias”, explica o Carlos Eduardo Völker-Fecher, professor do Instituto de Artes e maestro da Orquestra. “Eu queria pontuar isso, pois somos uma orquestra que não está vivendo numa bolha, mas sim dentro de um drama”, completa.

A escolha por uma serenata também é motivada em função do grave momento de pandemia que vivemos. Afinal, serenatas são peças musicais nas quais as pessoas que ouvem precisam estar dentro de suas casas. “‘Serenata’ vem de ‘sereno’. A gente até pode tocar do lado de fora, em meio ao sereno, mas a pessoa que ouve está dentro de casa. Queremos ressaltar a ideia de que todos precisam estar dentro de casa para ouvir”, explica Fecher. Neste caso específico, porém, os músicos da Orquestra do Instituto de Artes também realizaram a gravação dentro de suas casas, com o máximo de segurança possível.

Fecher conta que a Orquestra do IA está preparada para realizar várias gravações de obras curtas para 2021, sempre observando as medidas sanitárias necessárias para combater o avanço da Covid-19. “Estamos tentando produzir obras que possam chegar às pessoas e atenuar um pouco esse drama que estamos vivendo. Essa é uma intenção da orquestra, que nasceu dentro deste contexto”. A Serenata para Orquestra de Cordas de Kalinikov já é a terceira gravação da orquestra, que é uma das que mais tem produzido material dentre as orquestras de universidades brasileiras na atualidade.

A campanha Vem pra Extensão! terá início na tarde desta segunda (22). Além da apresentação da Orquestra do IA, outros dois vídeos serão publicados no canal da PROREXT no YouTube: o de abertura da semana de atividades e o de apresentação do trabalho do Departamento de Difusão Cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support