Foto: Isadora Garcia
Foto: Isadora Garcia
Notícia 13 setembro, 2018

Oscar Jara recebe título de Doutor Honoris Causa nesta quarta-feira (12)

Na tarde desta quarta-feira (12), o educador popular e sociólogo Oscar Jara recebeu, na Sala dos Conselhos, no 2º andar do prédio da Reitoria, o título de Doutor Honoris Causa pela UFRGS, a partir de proposta realizada pela FACED/UFRGS. A mesa cerimonial contou com a presença do Reitor Rui Vicente Oppermann, da Vice-Reitora Jane Tutikian e o Diretor da Faculdade de Educação da UFRGS César Machado Lopes. A pró-reitora de Extensão Sandra de Deus foi a oradora da solenidade.

A oradora Sandra de Deus destacou que “O momento é de grande emoção e uma enorme responsabilidade. Falar do Oscar, sobre o Oscar e para o Oscar exige voltar alguns anos no tempo”. Após, ressaltou a trajetória acadêmica, a importância das publicações de Jara e sua positiva influência na extensão universitária. A pró-reitora finalizou: “O sociólogo Oscar Jara que apresento a todos os senhores é o Oscar alfabetizador, o Oscar educador popular, seguidor de Paulo Freire e a personificação do intelectual latino-americano que sabe para onde olhar e o jeito de olhar para a sua terra e seu povo”.

A entrega do título foi realizada pelo Reitor, que destacou que a universidade precisa ter a educação popular como um valor norteador de suas atividades, e agradeceu a Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS por ter proposto a homenagem ao Jara. Além disso, o Reitor convidou o novo Doutor Honoris Causa para participar da próxima edição do livro sobre professores eméritos da UFRGS.

Agradecido pela solenidade, Oscar Jara dedicou o título a todos os educadores populares da América Latina e comentou sobre o significado da educação popular na sociedade. “Eu acho que devemos pensar que toda educação deve ser popular, em qualquer dos sentidos em que entendemos o ‘popular”. E completou: “Há coisas que existem e coisas que podemos fazer existir. A educação popular é precisamente um dos elementos que permitem construir coisas que ainda não existem e essa [solenidade] é uma oportunidade para afirmar isso, vamos construir uma educação popular em todos os campos em que trabalhamos!”.

Ao encerrar seu discurso, Jara declamou a canção “Los Hermanos”, de Atahualpa Yupanqui. A cerimônia terminou com a apresentação de Demétrio Xavier que interpretou a música “Tengo América em mi voz”, de Carlos Mejía Godoy.    

Para conferir as fotos da cerimônia, acesse a página da PROREXT no Flickr.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)