Imagem: Reprodução
Notícia 13 maio, 2019

Palestra aborda os cem anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral

A palestra Einstein e o radiante céu do Brasil: os 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral acontece no dia 29 de maio (quarta-feira), às 19h30, no Planetário Professor José Baptista Pereira (Avenida Ipiranga, 2000 – Campus Saúde). O evento integra o XIV Ciclo de Palestras do Instituto de Física da UFRGS e tem como palestrante a professora do departamento de Física Cristina Furlanetto. A atividade é destinada ao público em geral.

A era moderna da Cosmologia iniciou com a publicação da Teoria da Relatividade Geral, por Einstein, em 1915. Esta teoria faz uma descrição geométrica da gravitação e uma de suas principais premissas é que matéria e energia modificam a malha do espaço-tempo, podendo inclusive desviar a trajetória da luz que viaja por ele. O primeiro experimento para confirmar observacionalmente a Teoria de Einstein foi realizado em 29 de maio de 1919, durante um eclipse solar observado em Sobral (Ceará) e na Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe). Os astrônomos utilizaram o eclipse para provar que a luz de estrelas distantes sofria desvio pelo campo gravitacional do Sol por um ângulo que concordava com a aquele que havia sido previsto por Einstein.

Na palestra Einstein e o radiante céu do Brasil, Cristina Furlanetto discute sobre o experimento em seu contexto histórico e sociológico, dando ênfase aos resultados obtidos em Sobral. A docente também mostra o impacto na Cosmologia e na Astrofísica modernas. Como forma de ingresso no evento, solicita-se a doação de 1kg de alimento não-perecível, material escolar, brinquedos ou roupas, que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS. Serão emitidos certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Cristina é graduada em Física pela UFRGS, mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e doutora em Física pela UFRGS. Realizou o pós-doutorado na University of Nottingham (Inglaterra) e na UFRGS. Sua principal área de pesquisa é formação e evolução de galáxias.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)