Foto: Isadora Garcia
Notícia 16 outubro, 2018

Palestra com presidente da ULEU abre a Mostra Interativa e o XIX Salão de Extensão

Após apresentar os observadores do XIX Salão de Extensão e da Mostra Interativa, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra de Deus, ressaltou a importância do encontro deste ano. Em seguida, o presidente da União Latino-Americana de Extensão Universitária (UNLEU), o paraguaio Juan Carlos Molinas Cáceres, apresentou a fala de abertura “Perspectivas de la Extensión Universitaria en America Latina y en Caribe”.

Para Cáceres, somos reflexo de nossa sociedade, “todos dependemos de todos” afirmou. Conforme o dirigente, os técnicos, arquitetos, especialistas, cientistas entre outros, dependem do trabalho do povo para poderem se alimentar. “A sociedade é esta interdependência!” sentenciou. O observador destacou que as universidades reproduzem as discriminações e a colonização impostas pelo sistema, e que a Extensão busca – de forma crítica e dialógica – através dos universitários latino-americanos, a construção de uma ação transformadora, criando compromisso com a comunidade.

De acordo com Juan Molinas, a Extensão está além do mero objetivo de avançar de nível ou pontuação acadêmica. “Quem faz extensão nunca mais vai ser o mesmo, pois ela transforma a pessoa” exclamou o observador, ressaltando a importância de uma Extensão plural que integra os países das Américas do Sul e Central. Como exemplo desta integração, lembrou dos eventos realizados ao longo de 2018 em Mar del Plata na Argentina, e Ciudad de Leste no Paraguai.

Juan Carlos Molinas Cáceres deixou aos participantes um questionamento: “Que universidade queremos e para que a fazemos?”.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)