Foto: Wikimedia Commons
Notícia 18 julho, 2016

Palestra do Instituto de Física aborda propriedades da luz

Intitulada “Propriedades simples (mas não óbvias) da luz” e proferida por Jandir Miguel Hickmann, a palestra ocorre nesta quinta-feira (21 de julho), às 19h30, no Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country – Avenida Túlio de Rose, 80 – Loja 302). O ingresso, é a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será distribuído às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Sobre a Palestra:

A pesquisa científica na área de Ótica permite testarmos vários resultados fundamentais da Física. Um destes resultados se relaciona com a velocidade da luz. Segundo Albert Einstein, a velocidade limite no universo é a velocidade da luz, limite esse estabelecido na Teoria da Relatividade Restrita. No entanto, a qual das (ao menos oito) possíveis definições de velocidade da luz se referia Einstein? Ao estudarmos estas velocidades veremos que na verdade é possível obter, por exemplo, velocidades de grupo da luz (velocidade em que pulsos de luz se locomovem) muito maiores do que a velocidade da luz, em uma aparente contradição.  Mas com um olhar mais cuidadoso, descobriremos que o limite de velocidade na Relatividade não é nenhuma destas velocidades da luz, mas sim estabelecido pela causalidade, o princípio que estabelece que a causa deve preceder o efeito.
Sobre o Palestrante Jandir Miguel Hickmann:

Bacharel e Mestre em Física pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Física pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Fez estágios de pós-doutoramento no Imperial College, Londres e na University of California at Berkeley. Foi pesquisador efetivo da University of California at Berkeley entre 2002 e 2003. Foi professor na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal de Alagoas. Desde 2013 é Professor Titular concursado do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como pesquisador científico tem sempre atuou em temas relacionados a luz nos seus mais diversos aspectos.  Possui mais de 120 publicações científicas em jornais internacionais indexados nas áreas de Fotônica e Materiais Óticos, com ênfase nos seguintes temas: cristais fotônicos, óptica não linear, coerência e óptica quântica, materiais orgânicos, nanomateriais e momento angular orbital da luz. Já foi convidado para diversas conferências, colóquios e seminários, tendo apresentado mais de 150 trabalhos em conferências internacionais. Recentemente expandiu sua área de interesse para aplicações de Física em Biologia. Até recentemente era o líder do grupo de Óptica e Materiais da UFAL. Estabeleceu no IF-UFRGS um novo grupo em Ótica, (nano)Fotônica e Materiais, o qual possui laboratórios de Nanofotônica, Ótica Não Linear, Ótica Singular e Feixes Extraordinários.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)